Como se dar bem na prova de inglês do ENEM 2019?
Por: Lívia B.
31 de Outubro de 2019

Como se dar bem na prova de inglês do ENEM 2019?

Técnicas e dicas preciosas

Inglês ENEM Inglês enem enem 2019 Ensino Médio Vestibular Leitura leitura em inglês Reading Reading Comprehension

COMO É A PROVA?

A prova é composta por 5 questões elaboradas a partir de textos com assuntos atuais. O texto é em inglês, porém o comando e as alternativas de resposta são em português. O objetivo da prova é testar a capacidade de leitura e interpretação dos candidatos.

A prova de inglês representa 11% da prova de Linguagens e se sair bem nela pode te fazer ficar uns bons passos à frente dos demais candidatos!

1. O QUE ESPERAR DESSA PROVA?

FOCO – O foco da prova é interpretação de texto, mas isso não significa que você não deva estudar/saber gramática. Ela vai te ajudar a interpretar o texto adequadamente.

DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS - Artigos, poemas, músicas, cartoons/charges/tirinhas, anúncios publicitários

2. COMO LER MAIS EM MENOS TEMPO?

• 1ª LEITURA - SKIMMING

Leia o comando da questão e aplique a técnica de skimming

Skim the test – dar uma olhada geral – tirar a nata do leite

Ler com atenção o título, subtítulo, a fonte e as figuras

Identificar o gênero textual

Passar o olho para pegar a ideia geral

• 2ª LEITURA – SCANNING

Leia as alternativas de resposta e aplique a técnica de scanning

Scan the test – ler o texto com um pouco mais de detalhes, buscando a informação solicitada na questão

COMO SE PREPARAR PARA A PROVA?

1. REALIZE OS TESTES DOS EXAMES ANTERIORES

Provas como o ENEM possuem um padrão de questões e, a partir do momento em que você está habituado a esse modelo, se torna mais fácil a realização das questões.

2. LEIA! LEIA SOBRE TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO E LEIA DIFERENTES TIPOS DE TEXTO

Mantenha-se atualizado. Charges são muito comuns no ENEM e vestibulares. Você irá dominar mais as características de cada gênero textual e ampliar o vocabulário.

3. CRIE UM CADERNO DE VOCABULÁRIO!

Anote as palavras novas que você aprender nos textos. Divida o caderno em categorias (substantivos/verbos/expressões idiomáticas/frases prontas) de tempos em tempos, relê as palavras para ajudar na memorização

 4. ESTUDE ALGUNS TÓPICOS GRAMATICAIS

Como já foi dito, é muito difícil caírem questões focadas em gramática na prova. Porém, a gramática é muito importante para te ajudar a compreender o texto.

Os principais tópicos gramaticais a serem estudados são tempos verbais, false friends, connectors, relative pronouns, prefixo e sufixo.

 

TEMPOS VERBAIS

 

• PRESENT

 

SIMPLE

CONTINUOUS

PERFECT

FATOS, HÁBITOS E ROTINAS

ATIVIDADES TEMPORÁRIAS, ACONTECENDO NO MOMENTO FALADO

AÇÕES PASSADAS COM RESULTADOS OU CONSEQUÊNCIAS NO PRESENTE; AÇÕES QUE COMEÇARAM NO PASSADO E ACONTECEM ATÉ HOJE

I live / I don’t live

I am living / I am not living

I have lived / I haven’t lived

You read / You don’t read

You are reading / You aren’t reading

You have lived / You haven’t lived

He studies / He doesn’t study

He is studying / He isn’t studying

He has lived / He hasn’t lived

PALAVRAS-CHAVE:

PALAVRAS-CHAVE:

PALAVRAS-CHAVE:

Every day, week…; today; rarely; often; usually; general; once a month…; sometimes…

At the moment; (right) now; while; always; constantly…

Ever; never; for; since; yet; just; lately

 

• PAST

 

SIMPLE

CONTINUOUS

PERFECT

AÇÕES QUE ACONTECERAM EM UM DADO MOMENTO

AÇÕES ACONTECENDO EM UM DADO MOMENTO PASSADO

AÇÃO PASSADA QUE ACONTECEU ANTES DE OUTRA AÇÃO NO PASSADO. É O PASSADO DO PASSADO

I lived / I didn’t live

I was living / I wasn’t living

I had lived / I hadn’t lived

You lived / You didn’t live

You were reading / You weren’t reading

You had lived / You hadn’t lived

He lived / He didn’t live

He was studying / He wasn’t studying

He had lived / He hadn’t lived

PALAVRAS-CHAVE:

PALAVRAS-CHAVE:

PALAVRAS-CHAVE:

Yesterday; last week, last month, last year; ago.

While; during; when; after…

When; until/ till; as soons as; after; before

 

• FUTURE

 

SIMPLE

CONTINUOUS

PERFECT

AÇÕES QUE AINDA VÃO ACONTECER

AÇÕES QUE VÃO ACONTECER EM UM DADO MOMENTO FUTURO. AÇÕES PARALELAS NO FUTURO

AÇÕES QUE SE CONCRETIZARÃO OU NÃO EM UM TEMPO DETERMINADO NO FUTURO. EXPLICAR PLANOS FUTUROS

I will live / I won’t live

I wIll be living / I won’t be living

I will have lived / I won’t have lived

You will read / You won’t read

You will be reading / You won’t be reading

You will have read / You won’t have read

He will study / He won’t study

He will be studying / He won’t be studying

He will have studied / He won’t have studied

PALAVRAS-CHAVE:

PALAVRAS-CHAVE:

PALAVRAS-CHAVE:

Tomorrow; next week, next month, next year, next Friday; tonight; within 10 days…

 

 

 

FALSE FRIENDS

Palavras que se parecem com alguma palavra em português, mas têm o significado diferente.

 

INGLÊS

PORTUGUÊS

Actually (adv)

na verdade…

Attend (v)

assistir, participar de

Confident (adj)

confiante

Educated (adj)

instruído, com alto grau de escolaridade

Enroll (v)

registrar-se

Exquisite (adj.)

belo, refinado

Lecture (n)

aula, palestra

Library (n)

biblioteca

Lunch (n)

almoço

Parents (n)

pais

Particular (adj)

específico

Prejudice (n)

preconceito

Pretend (v)

fingir

Push (v)

empurrar

Realize (v)

perceber, notar

Support (v)

apoiar

 

LINKING WORDS

Palavras usadas para ligar frases ou ideias. São fundamentais para entender um texto!

 

Função

Conjunções/Conectores

Exemplos

 

ADIÇÃO

And (e)

in addition (to)/ moreover/ besides (além disso)

also/too/as well (também)

not only… but also…  (não apenas… mas também…)

I like dancing, singing and writing.

Besides dancing, I like singing and writing.

I also like reading. / I like reading, too.

I like not only listening to music, but also singing. 

 

CONTRASTE

but (mas)

however/nevertheless (entretanto)

although/though (embora)

despite/in spite of (apesar de)

I don’t like soda, but I like juice.

I don’t like soda. However, I like juice.

Although I don’t have money, I want to buy a new house.

Despite my salary (R$500,00), I want to buy a new house.


CAUSA E CONSE-

QUÊNCIA

so (assim, então)

therefore/thus/because of this (portanto)

consequently/as a result (consequentemente)

since/as (visto que, já que)

because (porque)

You’ve been traveling a lot. So, you must be tired.

I don’t have any sugar, thus I can’t make this cake now.

I don’t have any sugar. As a result, I can’t make this cake now.

Since I don’t have any sugar, I won’t be able to make this cake.

I won’t make this cake now because I don’t have any sugar.



TEMPO

First/to start with (primeiramente)

Second/third (em segundo, terceiro lugar)

Then/next/after that (em seguida)

Finally (finalmente)

First, call your mother.

Second, tell her you’re ok.

Then, talk to her.

Finally, let her know you are a good 

 

PREFIXES AND SUFIXES

Usados para dar um novo sentido ou classe gramatical às palavras.


• PREFIXOS

 

a-, an-: sem.

Ex: apolitical (apolítico), atheist (ateu) 

de-: oposto de.

Ex: decentralization (descentralização),

devalue (desvalorizar)

dis-: não, oposto de.

Ex: dislike (não gostar); disconnect (desconectar)

fore-: antes de.

Ex: forecast (previsão do tempo), foresee (prever)

in-, im-, ir-, il-: não.

Ex: impossible (impossível), irrelevante (irrelevante), illegal (ilegal)

mis-: incorretamente.

Ex: misunderstand (não entender), mislead (enganar, induzir ao erro) 

non-: não, sem.

Ex: nonsense (sem sentido)

over-: além do necessário.

Ex: oversleep (dormir demais)

pre-: antes.

Ex: precede (preceder)

sub-: abaixo de, inferior.

Ex: submarine, subway (metrô)

un-: não.

Ex: unhappy (infeliz), unkind (grosseiro)

 

• SUFIXOS

 

-able, -ible: que pode ser feito (-ável, -ível).

Ex: comfortable, printable, washable (lavável)

-ed: verbos regulares no passado.

Ex: worked, missed, played, studied

-en: feito de.

Ex: wooden (feito de madeira), woolen (feito de lã)

-er, -or:

1) Aquele que faz. Ex: singer (cantor), actor (ator)

2) Adjetivo comparativo: Ex: longer (mais longo), faster (mais rápido)

-est: superlativo.

Ex: the biggest (o maior de todos)

-Ify: acrescenta-se a substantivos e adjetivos para formar verbos.

Ex.: purify (purificar)

-less: Falta de.

Ex: fearless (sem medo), hopeless (sem esperança)

-ly: característica de (-mente).

Ex: quickly (rapidamente), passionately (apaixonadamente)

-ness: estado de, condição de.

Ex: kindness (gentileza), loneliness (solidão)

 

 

HAVE A NICE TEST!!! =)

R$ 70 / h
Lívia B.
São Gonçalo / RJ
Lívia B.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 2 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês para Crianças Inglês para Fluência Gramática em Inglês
Graduação: Letras: português / inglês (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ))
Inglês rápido, objetivo, sem complicações e totalmente personalizado! Posso te ajudar! Fale comigo!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil