Coronavírus tema no Enem: Biologia
Foto de Luana K.
Por: Luana K.
15 de Novembro de 2021

Coronavírus tema no Enem: Biologia

Entenda o que é a epidemia e como ela pode ser cobrada no Enem.

Biologia ENEM Ensino Fundamental Ensino Médio Vestibular Zoologia Reforço escolar

Um novo vírus colocou o mundo em alerta em 2020: o coronavírus. O microorganismo causa doenças respiratórias e já se espalhou por cidades chinesas e outros 18 países. O Brasil já tinha pacientes suspeitos em observação.

Os chineses costumavam andar de máscara para não contrair o novo vírus.

O coronavírus foi detectado pela primeira vez em Wuhan, na China. Mais de 8 mil chineses já foram infectados e cerca de 170 morreram. Wuhan e outras duas cidades estão isoladas e o governo chinês cancelou as festas do Ano Novo Chinês, comemorado em 25 de janeiro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o vírus como emergência internacional de saúde pública.

O que é o Coronavírus?

O coronavírus não é novidade. Em 2003, a síndrome respiratória Sars também foi causada por um coronavírus e matou mais 700 pessoas na China. A nova cepa do vírus, ou seja, a nova linhagem, é chamada de 2019-nCoV. O coronavírus leva esse nome porque tem um formato de coroa.

Provavelmente, o novo vírus foi transmitido por algum animal selvagem ou aquático, já que os primeiros casos foram registrados num mercado de frutos do mar. A transmissão pode acontecer por animais e pessoas contaminadas. 

Os principais sintomas são resfriado, tosse, febre, problemas respiratórios e pneumonia. Em casos mais graves, o coronavírus pode levar à morte. Ainda não há vacina ou tratamento específico.

Por que na China?

No mundo globalizado, a facilidade de se viajar de um país para outro facilita o contágio e dificulta a ação das autoridades.

Além da Sars, síndrome respiratória da mesma família do coronavírus que atingiu a China em 2003, o país também sofreu com a gripe H1N1, gripe aviária A, gripe de Hong Kong e gripe asiática.  

Você já se perguntou porque tantas epidemias surgiram na China? Isso acontece por causa do tamanho do país, o terceiro maior do mundo; sua densidade populacional, são mais de um bilhão de habitantes; e o grande contato com animais infectados, já que até 2012, a China ainda era um país majoritariamente rural. 

Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do planeta (Wikimedia Commons)

“Vírus como o coronavírus costumam passar de animais para humanos e a China era um país muito rural e ainda tem uma grande parte rural, o que ajuda na transmissão dessas doenças. Além disso, a China é extremamente populosa, que também facilita a transmissão, uma vez que esse vírus tem a capacidade de passar de humano para humano”.

Pode cair no Enem?

As epidemias são caracterizadas pelo aumento do número de casos de uma doença transmissível acima da média em uma região ou país. Ao se espalhar e atingir outros países e continentes, o surto se transforma em uma pandemia.

As questões sobre epidemias costumam estar presente todos os anos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em mais de uma questão por prova.

No geral, as questões cobram sobre a prevenção dessas doenças. A recomendação do estudo não só dos parasitas específicos, mas entender como eles atuam no corpo humano, como se prevenir e como funcionam vacinas e soros.

“No Brasil existem algumas doenças que ainda afetam regiões longe dos grandes centros, como leishmaniose e esquistossomose. E por causa da falta de vacinação, tivemos ainda um surto de sarampo”.

O profes contém um tira dúvidas gratuito e auxílio tarefas pago qualquer dúvida entre em contato com os profes.

Nós professores estamos aqui para ajudar.

Obrigada 

Professora: Luana K.

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto