Classes gramaticais
em 13 de Setembro de 2022
A "PSICOMOTRICIDADE" promove a formação do desenvolvimento motor, afetivo e psicologico da criança.
Podemos entender que incialmente nossos estudos sobre psicomotricidade se deve na interpretação de como as estruturas funcionais se dão em nosso desenvolvimento, sendo nosso Sistema Nervoso responsável por estes processos, compostos por neurônios e gliócitos que processam a informação em respostas. A cada única célula há 60 mil sinapses ocorrendo por 100 mil impulsos por segundo!
Os neurônios, parte fundamental da composição do Sistema nervoso é classificado em três tipos: aferentes (que recebem a informação), eferentes (que enviam as informações) e os neurônios de associação. Nestes ocorrem a comunicação intraneural que se caracteriza também por dois tipos de diferenciação, sendo elas químicas (a grande responsável pelo nosso aprendizado) e as sinapses elétricas (acarretam o desenvolvimento motor).
O movimento é o objeto de estudo principal da psicomotricidade, e é também a relação mais importante que o ser humano possui entre si mesmo, pois é com ela que ele consegue se expressar, se proteger, buscar seu alimento e desempenhar outras funções que são vitais a sua sobrevivência. Assim como as sinapses, o movimento é classificado em voluntário, reflexivo e automático.
Todos nós nascemos com habilidades a serem desenvolvidas, mas as principais se tratam do desenvolvimento da coordenação motora global (traz o equilíbrio postural para o indivíduo), a coordenação motora fina e oculomanual (tratra-se da destreza manual que o ser human adquire), o esquema corporal (faz com que a criança comece a perceber a si mesmo e o que se está envolta), lateralidade (traz a dominância de um dos lados, provém do tônus muscular), estruturação espacial (inicia-se a capacidade de conseguir comparar objetos entre si para analisar as características comuns e as que diferenciam-se uns dos outros) e a discriminação visual e auditiva.
Um dos pontos que auxilia em maior proporção no desenvolvimento psicomotor da criança, se dá por meio das brincadeiras. Ao correr a criança começa a criar mais tônus muscular e assim diminui as quedas, assim como em jogos a criança desenvolve sua interação social com outras, as percebe e toma consciência do espaço, entre outros fatores.