Comunicação científica voltada para todos os tipos de públicos, que grande desafio!
Dentro desse tópico, me lembrei das aulas da disciplina de Metodologia Científica que tive no mestrado, muito bem executada pelos professores Beth Franklin e Gilberto Justino, em que uma das atividades, chamada de "mídia", consistia em adaptar um trabalho acadêmico para uma linguagem popular, seja por meio de poesia, teatro, música, matéria de jornal, entre outros.
Nesse artigo "Relearning how to write" (link abaixo), Heather R. Taft relata a sua imensa dificuldade de escrever textos voltados para o público após ter terminado o doutorado.
Segundo esse autor, algumas dicas como "escrever como se estivesse escrevendo para um amigo" e "conheça o seu público-alvo" podem auxiliar nesse processo.
Fato é que a prática reiterada, somada a um grande entusiasmo de querer repassar os conhecimentos científicos em um formato acessível a todos os públicos, são fatores que podem servir para aproximar, cada vez mais, ciência e sociedade.

Um pouco sobre minha pesquisa na Amazônia Central
Pesquisas conduzidas no meio da floresta amazônica são sempre desafiadoras! Na minha pesquisa de Mestrado, realizada no Instituto Nacional de...

Luani P.
em 06 de Junho de 2020
em 06 de Junho de 2020