Lucas Lacerda iniciou os seus estudos de música na Escola de Música e Tecnologia (EM&T) de São Paulo no ano de 2009, onde estudou violão popular. Em 2011, antes mesmo de se formar na EM&T, ingressou no tradicional conservatório paulistano, a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), onde teve a oportunidade de estudar com diversas figuras importantes do cenário musical brasileiro, como o violonista Marcus Teixeira e o contrabaixista Itamar Colaço. Durante essa primeira fase dos seus estudos, buscou ainda formação na área de produção cultural, realizando uma jornada de cursos intensivo…
Lucas Lacerda iniciou os seus estudos de música na Escola de Música e Tecnologia (EM&T) de São Paulo no ano de 2009, onde estudou violão popular. Em 2011, antes mesmo de se formar na EM&T, ingressou no tradicional conservatório paulistano, a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), onde teve a oportunidade de estudar com diversas figuras importantes do cenário musical brasileiro, como o violonista Marcus Teixeira e o contrabaixista Itamar Colaço. Durante essa primeira fase dos seus estudos, buscou ainda formação na área de produção cultural, realizando uma jornada de cursos intensivos na CEMEC - Creative Business School sob a coordenação do cineasta Leonardo Brant. No ano de 2015, após concluir os cursos de violão popular na EM&T e na EMESP, integrou o grupo Pastiche como violonista e arranjador, excursionando por diversas regiões do estado de São Paulo. Com o grupo Pastiche, teve a oportunidade de se apresentar em locais como o Teatro Municipal Luis Gonzaga, os CEUs Parque Veredas, José Camargo e CEU Heliópolis além de diversas universidades e espaços culturais dentro e fora da cidade de São Paulo. De 2014 a 2019 graduou-se no curso de música popular com especialização em violão na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sob a orientação do violonista Ulisses Rocha. Na universidade, Lucas foi bolsista através do programa de pesquisa PIBIC/CNPq para realizar uma pesquisa sobre o violonista Lula Galvão. No ano de 2018, entrou no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí para continuar os seus estudos com o guitarrista Joseval Paes.
-------------------------------------------------------------------------
Um dos meus objetivos centrais como educador musical é modificar a relação que o aluno tem com a música. Tenho um compromisso com os meus alunos de ampliar as suas percepções, possibilitando um contato mais sensível, profundo e consciente com o universo musical.
Para atingir esse objetivo as aulas terão como ponto principal o repertório. Tocar e ouvir é o mais importante, e acima de tudo tocar e ouvir o que te motiva e te anima.
A partir do trabalho do repertório, vamos discutir questões técnicas, rítmicas, harmônicas, melódicas, estilísticas, estruturais, de arranjo, de instrumentação e de percepção, sempre levando em consideração o gosto e a motivação do aluno.
Eu me motivo muito com a possibilidade de fazer com que as pessoas descubram as coisas fascinantes e maravilhosas que a música guarda e pode oferecer. Vai ser um prazer compartilhar essa experiência com você.
Vem fazer uma primeira aula gratuita e conhecer um pouco melhor a mim e o meu trabalho.
+ Ler mais