Émile Durkheim e os fatos sociais
Por: Lucas C.
18 de Junho de 2020

Émile Durkheim e os fatos sociais

Sociologia Ensino Médio Vestibular ENEM Curso Superior Geral

Durkheim foi um filósofo e sociólogo francês, considerado o fundador da Sociologia Moderna. Émile Durkheim trouxe diversas contribuições para a Sociologia, buscando novas formas de ver a sociedade, o indivíduo e a própria ciência social. Para este o objeto de estudo da Sociologia deveria ser o “fato social”.

Segundo Durkheim, não é o indivíduo que molda a sociedade, mas sim o contrário, a sociedade molda o indivíduo, e os “fatos sociais” são maneiras de agir, de pensar, de sentir que se impõem aos indivíduos, dados pelo coletivo, pela sociedade. Porém nem todas as ações do indivíduo podem ser consideradas “fatos sociais” para Durkheim. Ele afirma que os fatos sociais tem 3 características básicas: exterioridade; coercitividade; e generalidade/coletividade. Vamos a explicação de cada uma:

 

  •        Exterioridade: os fatos sociais são exteriores pois existem independentes das consciências individuais. Os indivíduos já ao nascer encontram as normas e regras de conduta prontas, tendo sido criadas pela coletividade, cabendo a eles apenas aprendê-las.
  •        Coercitividade: os fatos sociais são coercitivos pois se impõem ao indivíduo, ainda que não exista uma lei nos obrigando a fazer determinadas coisas há fazemos, pois contrariar alguns fatos pode ser inviável ou até mesmo muito prejudicial ao indivíduo.
  •        Generalidade ou Coletividade: os fatos sociais são gerais porque são coletivos. Os fatos sociais se manifestam nos indivíduos pois estão na sociedade e só podem ser entendidos ao serem analisados dessa forma: do coletivo para o individual.
R$ 60 / h
Lucas C.
Bagé / RS
Lucas C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Sociologia no Ensino Médio
Graduação: Direito (Universidade da Região da Campanha)
Bacharel em direito, advogado, ex-assessor parlamentar, fundador e diretor administrativo de uma organização social sem fins lucrativos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil