
História e Consciência de Classe para Marx

em 19 de Junho de 2020
O Senso Comum consiste em uma série de conhecimentos, muitas vezes tidos como crenças, que são afirmados com base em experiências pessoais e subjetivas de indivíduos, e que se propaga de geração a geração sem a aplicação de qualquer validação por meio de experimentos metódicos.
Já o Conhecimento Científico é baseado em hipóteses e experimentos realizados dentro de determinado método científico, afim de que possa ficar claro que a ideia proposta, ou que a teoria levantada, foi comprovada de forma objetiva, ou seja, se atentando aos fatos e não as emoções ou sentimentos próprios de cada um, visto que isso pode atrapalhar o resultado final do experimento.
Outros fatores a serem citados são a linguagem e a sistematização. A linguagem do Senso Comum é menos rigorosa e mais imprecisa e subjetiva em relação a linguagem científica, assim como o Senso Comum é assistemático, já que é organizado sem um método preciso e predefinido, ao contrário do Conhecimento Científico que é necessariamente sistemático por conta de sua natureza.