BNCC- OBJETIVOS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Luisa S.
14 de Outubro de 2022

BNCC- OBJETIVOS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Matemática Ensino Fundamental BNCC Educação matemática

Para o bom desenvolvimento do ensino da matemática e preciso levar em conta a experiência e o conhecimento matemático do aluno procurando usar ao Máximo sua bagagem, criando situações nas quais possam fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, visando não só o aumento dos seus interesses pela matéria como também e facilidade para o processo de aprendizagem. Como na fase anterior nos anos finais do ensino fundamental também esta relacionada à compreensão do significado dos objetos matemático para que o aluno possa começar estabelecer uma conexa entre as “tica de matema” e o seu cotidiano de forma que ele comece a usar tal técnica para resolver problemas nos seus dia a dia. Por fim, precisa ser destacada a importância da comunicação em linguagem matemática com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação.

É importante o uso de recursos didáticos e materiais, como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica, porém e preciso incluir a história da Matemática como recurso que pode despertar interesse e representar um contexto significativo para aprender e ensinar Matemática. No entanto, é necessário que eles desenvolvam a capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros contextos, para promover essa abstração é fundamental que os alunos reelaborem os problemas propostos após os terem resolvido, que formulem novos problemas baseando-se na reflexão e no questionamento sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado fosse acrescentado ou retirado do problema proposto, já que muitos alunos consegue resolver um determinado problema, porém quando a professora muda os números ou a forma da pergunta o aluno não consegue identificar a solução do problema dado.

Além disso, nessa fase final do Ensino Fundamental, é importante iniciar os alunos, gradativamente, na compreensão, análise e avaliação da argumentação matemática. Isso envolve a leitura de textos matemáticos e o desenvolvimento do senso crítico em relação à argumentação neles utilizada.

R$ 40 / h
Luisa S.
Magé / RJ
Luisa S.
1ª hora grátis
Matemática - BNCC Matemática - Geral Geometrica Analítica
Graduação: MATEMATICA (UFF - Universidade Federal Fluminense)
Professor de matemática com aula pessoalizada para cada aluno. Venha aprender de verdade!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil