Granitos do batólito Socorro

Idades U-pb e geoquímica

Ciências da Terra Geologia
Granitos do batólito Socorro
Luiz G.
em 26 de Maio de 2020

Os expressivos volumes de rochas graníticas neoproterozóicas presentes na Faixa Ribeira são largamente dominados por rochas de caráter cálcio-alcalino potássico, que constituem grandes batólitos alongados cujo significado tectônico é ainda ambíguo. Embora se disponha de um bom corpo de dados geoquímicos, existe uma carência de dados isotópicos SmNd e U-Pb que seriam sensíveis à idade de cristalização e das áreas-fonte do batólito Socorro. Desta forma, este trabalho objetivou a retomada dos estudos no batólito, tomando proveito da base de dados já existente para a elaboração de um conjunto de dados geocronológicos obtidos através de ferramentas geoquímicas e isotópicas. Os trabalhos executados resultaram em: um mapa geológico de detalhe, idades U-Pb (SHRIMP), dados geoquímicos (FRX e ICP-MS) e isotópicos (Sm-Nd). As unidades estudadas dentro do batólito Socorro foram três: a suíte Bragança Paulista, que compreende os monzo a sienogranitos megaporfiríticos à porfiríticos (599,5 ± 3,6 Ma); a suíte Salmão, que compreende os sienogranitos porfiríticos róseos (624,4 ± 3,6 Ma); e a suíte charnockítica que compreende os charnockitos verdes foliados (644,8 ± 3,6 Ma) da região de Socorro e Atibaia. O intervalo de cristalização encontrado é grande (~45 Ma), sendo que o intervalo encontrado no Batólito vizinho (Batólito Serra da Água Limpa) é praticamente o mesmo, porém um pouco mais antigo (início: 670 Ma). O comportamento dos elementos maiores dessas rochas define uma afinidade cálcioalcalina de médio a alto potássio. Além disso os valores de εNd são mais negativos para a Suíte Salmão e a Suíte Bragança Paulista (-16,2 e -12,8), com maiores valores de 87Sr/86Sr (0,713 e 0,717) em contraste com valores de εNd mais positivos para a Suíte Charnockítica (-6,1), com menores valores de 87Sr/86Sr (0,709). Estes dados refletem a existência de duas fontes distintas: respectivamente, uma mais crustal (com maior idade-modelo) e uma mais jovem e primitiva (com menor idade-modelo).

2 avaliações
São Paulo / SP
Graduação: Geologia (USP (Universidade de São Paulo))
Ciências da Terra para o Ensino Médio Curso Superior de Ciências da Terra Revisão de Ciências da Terra Geoquímica Ciências da Terra no Ensino Superior Acompanhamento Escolar em Ciências da Terra Vestibular em Ciências da Terra
Apaixonado pelo saber! Professor de pré-vestibular e acompanhamento em ciências médicas e geologia!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 130 / aula
Conversar Whatsapp do professor Luiz G. Whatsapp do professor Luiz G. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 6 h e 39 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil