A fantástica carreira de Marie Curie!
Por: Luiz S.
01 de Fevereiro de 2023

A fantástica carreira de Marie Curie!

Física e Química, essa incrível cientista desenvolveu conhecimentos incríveis que revolucionaram as ciências e renderam prêmios Nobel!

Física Ensino Médio ENEM

Marie Curie foi uma cientista polonesa naturalizada francesa, que é conhecida por suas contribuições significativas à física e à química. Nascida em 1867, ela é a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, além de ser a única pessoa a ganhar prêmios em duas áreas diferentes, física e química. Sua carreira é uma história inspiradora de determinação, coragem e paixão pelo conhecimento.

Marie Curie nasceu na Polônia, mas se mudou para a França para estudar na Universidade de Sorbonne, onde ela se formou em física e química. Em 1897, ela conheceu Pierre Curie, com quem se casou e juntos eles começaram a trabalhar no estudo dos elementos radioativos, incluindo o rádio e o polônio. Em 1903, eles ganharam o Prêmio Nobel de Física juntamente com o cientista Henri Becquerel, pelo seu trabalho sobre a radiação.

Em 1911, Marie Curie ganhou o seu segundo Prêmio Nobel, desta vez na área de química, pela descoberta do elemento químico rádio. Além de suas contribuições científicas, Marie Curie também foi uma defensora da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres. Durante a Primeira Guerra Mundial, ela trabalhou como voluntária em hospitais, onde desenvolveu um equipamento móvel de raios X para ajudar no diagnóstico de ferimentos de soldados.

Infelizmente, a carreira de Marie Curie teve um final triste. Ela morreu em 1934, aos 67 anos, devido a complicações decorrentes da exposição prolongada à radiação. No entanto, sua vida e trabalho foram uma fonte de inspiração para muitas gerações de cientistas, especialmente para as mulheres. Ela é um exemplo de como a ciência pode mudar o mundo e como uma pessoa dedicada e talentosa pode superar obstáculos e realizar coisas incríveis.

Em conclusão, a carreira de Marie Curie é uma história inspiradora de determinação e paixão pelo conhecimento. Suas contribuições significativas na física e na química, além de sua dedicação à igualdade de gênero e direitos das mulheres, a tornam uma figura importante na história da ciência e um modelo a seguir.

R$ 80 / h
Luiz S.
Porto Alegre / RS
Luiz S.
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Reforço Escolar em Física Física - Mecânica Física para o 1º ano do ensino médio
Graduação: Física - Bacharelado (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Faça aula de Matemática, Física, Ciências da Terra
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil