A fantástica carreira de Marie Curie!
em 01 de Fevereiro de 2023
Muitos alunos iniciantes, e até mesmo experientes, se perdem ao se debruçar em um pesado exercício de física. Mas não há o que temer, basta organizar toda a informação de forma clara para termos uma boa ideia de por onde começar.
O primeiro passo é enteder o contexto, ler todo o enunciado para entender a situação que o exerício está propondo sem se preocupar em anotar as grandezas físicas que são informadas.
O segundo passo é traduzir do português para o fisiquês. Neste momento nós já temos uma ideia geral do problema, mas precisamos entender em termos físicos tudo o que temos e tudo aquilo que queremos extrair.
É aqui que nós vamos analisar quais dados o exercício fornece, anotar eles com suas respectivas unidadese também vamos anotar tudo aquilo que o exercício pede da gente para, só depois, começarmos uma análise mais profunda.
E então finalmente vamos para a solução do exercício. Só agora que estamos cientes do contexto e de todas as informações é que vamos partir para execução efetiva do exercício.
Tendo em mãos as grandezas que o exercício fornece e sabendo o que o exerício pede, nós iremos atrás das fórmulas que contenham todas estas variáveis, ou que pelo menos nos levem à estas variáveis.
Praticando este método simples você passar a ser um leitor ativo da questão, tendo muito mais domínio sobre as informações nele contida. Com um pouco de prática essa técnica tornará você um excelente aluno em física!
Até a próxima dica!