Como estudar para concursos públicos?
Por: Lygia C.
14 de Agosto de 2019

Como estudar para concursos públicos?

Algumas dicas para ir bem nos estudos e conquistar a tão sonhada carreira pública!

Administração Concurso

Todo mundo deseja ter um emprego estável e com um salário digno, não é mesmo? Mas isso, muitas vezes, exige uma dedicação extrema. 

Tenho certeza que, quando você se formou, pensou que conseguiria logo um bom emprego, mas nas condições que nosso país se encontra, isso é quase impossível. Mas não é!

Hoje vou contar um pouco do meu caminho pelos concursos públicos no decorrer de minha tenra vida de apenas 27 anos.

O primeiro concurso que prestei foi para a Sabesp (não lembro o cargo, nem em que ano foi - provavelmente entre 2007 e 2009). Lembro de ter estudado bastante e fui para a prova bem tranquila. Mas não passei. Não entendi o porquê, mas não liguei muito na época, pois estava mais focada nos estudos da escola.

Em 2009 prestei outro concurso. Este, para trabalhar na sala de informática da escola onde eu estudava. Passei no terceiro lugar, se não me engano, mas - como eu era muito nova e imatura - não aceitei, pois teria que mudar para o turno da noite e trabalhar de tarde, e eu não veria meus amigos. Enfim, mais uma experiência com concursos.

Muitos anos se passaram depois disso e em 2015 prestei mais um concurso. Este, para ser professora de educação infantil, pois eu já estava cursando a faculdade de Pedagogia. Não passei por UM ponto, acreditam? Pois é. E foi por falta de conhecimento, porque caíram algumas questões que eu ainda não havia estudado na faculdade (na época, estava cursando o 3º semestre).

Em 2017 me formei e me encontrei desempregada, pois o contrato de trabalho com a escola em que eu estagiava terminou. Diante desta situação, voltei a pensar em prestar um concurso - de preferência, na minha área, mas aceitaria se tivesse em outra também - e então retomei os estudos. 

Diante dessa experiência que já tive anteriormente, e na atual (pois estou estudando para dois concursos), irei listar algumas dicas que são valiossísimas para um bom desempenho nos estudos.

  1. FAÇA UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS

O cronograma é importante para você se organizar no dia. Você pode separá-lo da forma que achar melhor: por matérias, exercícios, vídeoaulas. Esse da imagem eu encontrei na internet, mas eu faço diferente: separo uma matéria por dia, e um período de tempo para fazer cada coisa. Exemplo: 30 minutos de vídeoaulas; 30 minutos de leitura; 20 minutos de descanso; 40 minutos para resolver questões. Lembrando que é sempre importante ter um dia para descansar.

2. MANTENHA SEU AMBIENTE DE ESTUDOS ORGANIZADO E TRANQUILO

Para estudarmos de forma a nos mantermos concentrados, é necessário um ambiente limpo, sem distrações visuais ou auditivas (celular, barulho de TV ou conversas). Separe um cômodo tranquilo de sua casa em que você possa estudar. Também é necessário que você esteja confortável. Nunca estude na cama com os livros e cadernos apoiados nas pernas ou nos braços. Isso prejudicará sua coluna e atrapalhará em seus estudos. Busque sentar em uma cadeira com encosto e apóie seus livros e cadernos em uma mesa.

3. ASSISTA VÍDEOAULAS

No Youtube você encontra diversas videoaulas explicativas e bem dinâmicas sobre os mais variados assuntos. Para ter um bom rendimento neste tipo de estudo, consulte as matérias que você tem que estudar lá no edital do concurso que você irá prestar e digite o assunto na barra de buscas do Youtube.

Exemplo: Lá no edital pede que você estude sobre Paulo Freire. Você vai digitar "Paulo Freire para concursos". Com certeza você encontrará muito conteúdo útil para seus estudos.

4. BUSQUE SIMULADOS E PROVAS ANTERIORES

No Google, você encontra diversos simulados e provas anteriores para este mesmo cargo que você deseja prestar o concurso. É só buscar pelo nome do cargo que você deseja.

Exemplo: Se eu quero prestar um concurso para Professor de Educação Infantil na Prefeitura de São Paulo, eu digito "Concurso Público Professor Educação Infantil SP" ou se eu quero simulados, digito " Simulados Concurso Professor de Educação Infantil".

 

Essas são algumas dicas que eu sigo e tem me ajudado muito no meu progresso como concurseira.

Espero que ajude à vocês também!

Qualquer dúvida, é só me chamar ;)

Um abraço da Profª Lygia

R$ 60 / h
Lygia C.
São Paulo / SP
Lygia C.
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: Extensão Universitária em Tradução e Interpretação de Libras (Faculdade Via Sapiens/Quero Ser Intérprete)
Professora polivalente em diversas áreas do conhecimento, com 16 anos de experiência desde educação infantil até o ensino fundamental 1.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil