Alfabetizando surdos em LIBRAS
em 16 de Agosto de 2019
Às vésperas da prova do ENEM, sei que muitos de vocês estão preocupados com a tão falada redação. Por isso, hoje vou dar uma dica de ouro para vocês: como começar uma redação dissertativa argumentativa, que é a solicitada pela prova.
Existem várias técnicas para iniciar o tema da dissertação, mas a que recomendo é uma muito utilizada no meio jornalístico: o LIDE. Aí você me pergunta: Lygia, o que seria o LIDE (ou lead em inglês)? E eu te respondo: É o primeiro parágrafo de um texto jornalístico contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas: o que, quem, quando, onde, como e por que?
Para que você consiga desenvolver esta primeira parte, analise a proposta de redação e os textos motivadores. Para te ajudar a entender mais ou menos como funciona, vou usar como exemplo o tema da redação do ENEM do ano passado: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.
A primeira coisa que temos de fazer é responder às 6 perguntas:
O que: formação educacional de surdos
Quem: surdos
Quando: atualmente
Onde: no Brasil
Como: ensino de LIBRAS na rede regular de ensino / formação inicial e continuada de professores / tecnologias em sala de aula
Por que: para que os preconceitos contra os surdos sejam quebrados
O primeiro parágrafo da redação ficaria assim:
"Em pleno século XXI, a educação de surdos no Brasil sofre grandes defasagens, por conta da falta de recursos educacionais, da má formação inicial dos professores, falta de investimento em formação continuada e tecnologias para as salas de aula. Somente por meio da educação é que a comunidade surda poderá ser reconhecida em meio à sociedade brasileira."
A partir disto, você irá desenvolver 2 ou 3 argumentações para embasar seu pensamento, lembrando que você não pode citar os textos motivadores. Para isto, você terá que ter lido diversas notícias sobre atualidades, pois são os temas que geralmente caem. Cada argumentação deverá ser escrita em um parágrafo.
Para finalizar, conclua trazendo uma solução para o problema defendendo uma das teses apontadas nos argumentos. No caso da prova de 2017, eu escreveria:
"Para que os surdos não mais sintam-se alheios aos demais brasileiros, seria imprescindível que a rede pública de educação ensinasse, não somente aos surdos, mas à todos os alunos, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para que todos possam se comunicar uns com os outros, sem preconceitos."
Por fim, é isso! Sigam essas dicas e treinem bastante!
Se precisarem, estou às ordens! É só me chamar ;)