Início do blog, programação, etc
Marcos da Silva
em 12 de Março de 2015

Bom, como primeiro post tentarei não me prolongar muito.

Fui influenciado por um amigo (Lucas Bueno) a entrar no portalprofes e achei a ideia bem bacana.

Sou formado em Sistemas de Informação pela UTFPR e trabalho atualmente com Java, focando em WEB com JSF, JPA e EJB.

Aqui no portal estou oferecendo aulas que envolvam Java em geral. Mas, apesar de gostar muito de java, gostaria de dar algumas dicas a quem está iniciando.

Hoje em dia há muitas linguagens e paradigmas diferentes quanto a desenvolver. É crucial você conhecer mais de uma linguagem, porém acredito ser muito importante vc dominar bem uma dessas linguagens. E para tanto, você precisa saber escolher qual linguagem deve dedicar mais seu tempo.

A grande questão é: qual linguagem devo me dedicar mais?

É uma pergunta bem delicada e para mim, há três alternativas possíveis dependendo da seguinte pergunta:

Com o que você deseja trabalhar?

1. Quero trabalhar em empresas de médio/grande porte em geral

r: Acredito que para isso você deva estudar C# com .NET

2. Quero trabalhar com empresas novas, startups inovadoras, etc

r: Esse é um caminho que precisa fazer uma escolha dentre as três a seu gosto: php, ruby ou python. Aliado a uma das linguagens, é importante conhecer bem javascript, visto que existem frameworks muito bons que estão ganhando mercado, como node.js e o angular.js

3. Quero trabalhar com sistemas mais críticos (ex: bancos) ou concursar

r: Vou ignorar algumas linguagens antigas, que por sinal estão dando muito dinheiro por ter pouca gente sabendo usar e os sistemas legados precisam de manutenção com essas linguagens. A resposta para essa pergunta é Java! Muitos bancos estão usando Java para fazer integração com o usuário. E, para quem almeja concursar, a maioria das bancas está pedindo java na prova específica. A FCC tem cobrado muito EJB e JFS em suas provas. A única exceção que vi foi numa prova para o TRF que cobraram PHP.

 

Bom, essa sugestão não deve ser levada ao pé da letra. Tentei abordar o tema de uma forma genérica. Não acredito cegamente que uma linguagem é melhor que a outra. O que acontece no mundo real é que as vezes você se depara com um problema e precisa resolvê-lo o mais rápido possível e, no final das contas, você bem provavelmente conseguirá resolver com a linguagem que aprendeu. 

 

Esteja sempre de mente aberta para aprender mais e mudar seus conceitos e paradigmas. Você só tem a ganhar pensando assim.

Por fim, desenvolvimento de software é muito legal mas não é tudo! Tenha sempre em mente que são ideias boas que abrem oportunidades de crescer e uma boa equipe sabe fazer a ideia funcionar!

 

Acredito ter falado muito, mas é isso!

 

Abraços!

Curitiba / PR

1 avaliação
Mestrado: Engenharia de Automação e Sistemas (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Interesse em desenvolvimento full-stack focado em Javascript, linguagem de programação em geral, engenharia de software. Entre em contato :)
Introdução à Programação com Java, Programação Java Avançado, Testes e TDD em Java, Introdução à Orientação a Objetos, Programação fullstack com javascript, Hibernate, Programação WEB
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 85 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil