Início do blog, programação, etc
Marcos S.
em 12 de Março de 2015

Bom, como primeiro post tentarei não me prolongar muito.

Fui influenciado por um amigo (Lucas Bueno) a entrar no portalprofes e achei a ideia bem bacana.

Sou formado em Sistemas de Informação pela UTFPR e trabalho atualmente com Java, focando em WEB com JSF, JPA e EJB.

Aqui no portal estou oferecendo aulas que envolvam Java em geral. Mas, apesar de gostar muito de java, gostaria de dar algumas dicas a quem está iniciando.

Hoje em dia há muitas linguagens e paradigmas diferentes quanto a desenvolver. É crucial você conhecer mais de uma linguagem, porém acredito ser muito importante vc dominar bem uma dessas linguagens. E para tanto, você precisa saber escolher qual linguagem deve dedicar mais seu tempo.

A grande questão é: qual linguagem devo me dedicar mais?

É uma pergunta bem delicada e para mim, há três alternativas possíveis dependendo da seguinte pergunta:

Com o que você deseja trabalhar?

1. Quero trabalhar em empresas de médio/grande porte em geral

r: Acredito que para isso você deva estudar C# com .NET

2. Quero trabalhar com empresas novas, startups inovadoras, etc

r: Esse é um caminho que precisa fazer uma escolha dentre as três a seu gosto: php, ruby ou python. Aliado a uma das linguagens, é importante conhecer bem javascript, visto que existem frameworks muito bons que estão ganhando mercado, como node.js e o angular.js

3. Quero trabalhar com sistemas mais críticos (ex: bancos) ou concursar

r: Vou ignorar algumas linguagens antigas, que por sinal estão dando muito dinheiro por ter pouca gente sabendo usar e os sistemas legados precisam de manutenção com essas linguagens. A resposta para essa pergunta é Java! Muitos bancos estão usando Java para fazer integração com o usuário. E, para quem almeja concursar, a maioria das bancas está pedindo java na prova específica. A FCC tem cobrado muito EJB e JFS em suas provas. A única exceção que vi foi numa prova para o TRF que cobraram PHP.

 

Bom, essa sugestão não deve ser levada ao pé da letra. Tentei abordar o tema de uma forma genérica. Não acredito cegamente que uma linguagem é melhor que a outra. O que acontece no mundo real é que as vezes você se depara com um problema e precisa resolvê-lo o mais rápido possível e, no final das contas, você bem provavelmente conseguirá resolver com a linguagem que aprendeu. 

 

Esteja sempre de mente aberta para aprender mais e mudar seus conceitos e paradigmas. Você só tem a ganhar pensando assim.

Por fim, desenvolvimento de software é muito legal mas não é tudo! Tenha sempre em mente que são ideias boas que abrem oportunidades de crescer e uma boa equipe sabe fazer a ideia funcionar!

 

Acredito ter falado muito, mas é isso!

 

Abraços!

39 avaliações
Parnamirim / RN
Especialização: "Teacher Training" e "English for Specific Purposes" (ESP). (EMBASSY CES em Fort Lauderdale - Florida/USA.)
Caro aluno, estou à disposição para te ajudar no aprendizado de inglês, de uma maneira simples e objetiva, com aulas 100% personalizadas e que vão ao encontro da sua necessidade. Os estudos vão desde o reforço gramatical para iniciantes até a preparação para o ENEM, Escolas Militares, provas de Prof ...
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Roberto M. Whatsapp do professor Roberto M. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 3 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil