Percepção da Corrupção e Estados Falidos
Por: Marcelle G.
28 de Junho de 2018

Percepção da Corrupção e Estados Falidos

Características de países subdesenvolvidos e em subdesenvolvimento

Geografia Geopolítica Ensino Médio Vestibular ENEM Geografia Geral

Pode-se perceber que os países subdesenvolvidos ou em subdesenvolvimento foram durante muito tempo, ou são, comandados por ditaduras ou regimes democráticos falidos. Isto quer dizer que estes países passaram por um processo histórico em que a sua população teve que conviver, ou ainda convive, com chefes de poder autoritários e que buscam sanar interesses próprios.

Por isso, pode-se caracterizar estes Estados como falidos: sua democracia é escamoteada ou não funciona da forma que deveria ser. Entende-se por governo democrático aquele em que o povo tem a voz soberana, ou seja, todas as políticas executadas deve passar pelo crivo social. Para estes países falidos, não há participação popular efetiva e portanto surge o autoritarismo e a governabilidade injusta.

Normalmente estes locais tem a apropriação do aparelho estatal por um clã ou classe social abastada, na qual, num período de colonização, apoiavam as metrópoles colonizadoras e por isso tinham benefícios ao estarem no poder. Isto é característica de um Estado predatório, que busca apenas usufruir a interesses próprios:

  • - Concessão de subsídios e incentivos fiscais a grupos econômicos ligados a quem está no poder;

  • - Tais repasses poderiam ter sido feitos para investimentos sociais.

Ainda, tem-se a característica destes países/Estados ter a função de governo totalmente ou parcialmente desviada:

  • - O Estado passa a atribuir funções de empresa, sendo que seu objetivo começa a de ter lucro (capitais) e pensa como um patrão;

  • - Normalmente há a presença de partidos políticos com interesses próprios e que não cumprem os manifestos de criação;

  • - Muitos funcionários públicos são desonestos;

  • - Há um grande desrespeito pela cidadania por boa parte da sociedade que vive nestas nações.

Todos estes pontos desencadeam e intensificam o processo de corrupção, indicando uma fragilidade do sistema jurídico e da impunidade.

Atualmente no mundo há o índice de percepção da corrupção (IPC) que indica o quão um país é corrupto (próximo a zero) e o quão é honesto (próximo a 1). Abaixo no mapa, percebe-se que a maior parte dos países mostram um alto índice de corrupção.

Mapa do Índice de Percepção da Corrupção mundal

Todos estes fatores criam um círculo vicioso e que atingem países subdesenvolvidos ou em subdesenvolvimento. Neste caso, enquanto que não superadas estes problemas e não transformadas as suas estruturas políticas, fortalecimento da democracia e a prioridade no bem estar social, dificilmente estes países poderão atingir altos patamares de desenvolvimento. 

Obs: Entende-se que um desenvolvimento de país não se restringe apenas ao crescimento dos setores econômicos, mas principalmente na coesão e equilíbrio social.

 

Referências: 

MOREIRA, J. C.; SENE, E. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Volume 2. 3ª Edição, Scipione. São Paulo, 2016

RIO DE JANEIRO, Índice de Percepção da Corrupção 2017: Brasil caiu 17 posições. Disponível em: http://www.transparencia.rj.gov.br/. Acesso em 28 Jun 2018

R$ 45 / h
Marcelle G.
Juiz de Fora / MG
Marcelle G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Aulas de Reforço de Geografia Recuperação de Geografia Geografia para Ensino Fundamental
Mestrado: Geografia (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Venha aprender comigo e se preparar para as disciplinas de física, geografia e matemática!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil