Fedora — Dicas pós-instalação
Por: Marcelo A.
07 de Agosto de 2019

Fedora — Dicas pós-instalação

Pós-instalação dessa distribuição Linux

Informática Geral Linux Fedora

O Fedora é um sistema operacional completo, porém, mesmo após sua instalação é recomendável realizar determinados procedimentos para deixá-lo completamente pronto para sua utilização.

Após a instalação e feito o primeiro login no sistema, recomendo reiniciar o sistema.

Atualização do sistema

Ao reiniciar o sistema com o Fedora já instalado, recomendo não realizar nenhuma montagem de driver, nenhuma instalação de software, apenas devemos iniciar a atualização do sistema. No terminal executamos o seguinte comando com permissões de super usuário:

sudo dnf update

 

Após a atualização do sistema, recomendo reiniciar o sistema.

Feita a atualização, uma série de pacotes foram instalados e provavelmente isso irá gerar “sobras” de pacotes, vamos remover os pacotes desnecessários do sistema. No terminal executamos o seguinte comando com permissões de super usuário:

sudo dnf autoremove

 

Com o sistema atualizado e pronto para a utilização ainda se faz necessário a ativação de um repositório que nos proporciona a possibilidade de instalação de uma gama muito maior de aplicativos e codecs, os quais se fazem necessários no uso cotidiano de todo usuário. Esse repositório é o RMP Fusion.

Os repositórios RPM Fusion são úteis pois é através deles que vamos conseguir instalar codecs nonfree no Fedora. Também teremos acesso a pacotes freeatravés do RPM Fusion. Para saber mais sobre esse assunto, recomento uma pesquisa a respeito, principalmente dos motivos desses repositórios não virem “ativados por padrão”.

Também recomendo uma leitura sobre a “filosofia” do projeto Fedora, bem como sobre linux em um contexto geral, acredito ser muito relevante para um bom entendimento e utilização, neste caso, do sistema operacional Fedora.

RPM Fusion

Instalação pela Central de Aplicativos

Para realizarmos a ativação dos repositórios RPM Fusion, podemos acessar o site do projeto neste link e assim realizar o download de acordo com a nossa versão do Fedora, podemos fazer o download do pacote free nonfree, recomendo o download de ambos os pacotes.

A instalação é feita através da central de aplicativos, bastando abrir os pacotes baixados, que por padrão serão abertos na central de aplicativos.

Instalação pelo terminal

A partir do Fedora 22 é possível instalar diretamente via linha de comando. Utilizando o terminal executamos o seguinte comando com permissões de super usuário:

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

 

Após concluída a instalação será necessária realizar a atualização do sistema. No terminal executamos o seguinte comando com permissões de super usuário:

sudo dnf update

 

Para instalar codecs de audio e video, basta tentar executar algum arquivo, caso seja necessário algum codec free ou nonfree, será possível ir direto a central de aplicativos e realizar as instalações necessárias.

Alguns aplicativos como o VLC por exemplo exigem a ativação do RPM Fusion, então antes de realizar a instalação de qualquer aplicativo é recomendável realizar sua ativação.

Aqui vou deixar uma dica de aplicativo para ser instalado no Fedora logo após todos os processos acima serem realizados, minha dica é a instalação do Gnome Tweak, essa ferramente gerencia as extensões instaladas no GNOME Shell. Podemos encontra-la na central de aplicativos. Também é possível gerenciar as extensões através da Central de Aplicativos, porém, o Gnome Tweak oferece um leque ainda maior de outras possibilidades.

Todas as dicas aqui descritas foram baseadas em minha experiência pessoal com o Fedora.

Conheça um pouco mais sobre meu trabalho:

Site pessoal Medium GitHub
Site Pessoal Blog Medium Repositórios GitHub
R$ 80 / h
Marcelo A.
Itapeva / SP
Marcelo A.
5,0 (13 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 29 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Curso Técnico: Técnico em Informática (ETEC Dr. Demétrio Azevedo Júnior)
Crie Sites e Web Apps com HTML, CSS, JavaScript, PHP e MySQL. Conheça conceitos fundamentais de Design para Web. Seja um desenvolvedor Full Stack!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil