
ESCREVER BEM

em 24 de Julho de 2023
Todo ser humano é possuído de sentimentos de ansiedade. Tanto as crianças quanto os adultos. Anormal seria se este sentimento estivesse ausente na vida das pessoas.
O que precisa, na verdade é a condução, compreensão e harmonização destes sentimentos.
Uma criança super ativa e ansiosa, precisa de um certo controle, ou melhor uma educação que a faça mais confiante, mais segura e pronta a caminhar com sua vida como tal.
Normalmente esta situação se agrava com as experiências novas que se apresentam em sua vida, como ir à Escola, separacão de pais, mudança de ambientes como casa e escola, perda de um ente querido, histórias de terror, maldade, brigas familiares e outros.
Que sintomas ela tem? A criança volta às vezes a chupar chupeta ou o dedo, insônia, choro, medo de deixar os pais, fala de mortes, não quer mais ir à escola, volta a dormir com os pais e outros.
Todo ambiente de segurança, compreensão, tranquilidade, diálogo, confiança, vão fazer com que a criança se sinta mais calma e menos ansiosa.
Que atividades poderíamos oferecer à ela? A prática de atividades relaxantes, muito diálogo, ajuda em enfrentar desafios, nossa segurança pessoal, convivência sadia, terapias e outros.
Quuando temos uma criança segura, possuidora de paz, tranquilidade, responsabilidade, decidida, ela inicia aí sua maturidade infantil e a tendência a ansiedade é bem menor.
Nossas criança são seres humanos possuidos de sentimentos, necessidades e alma, daí a necessidade de sermos com ela e para ela, adultos sadios, pais amorosos, educadores compreensivos e mundo de esperança.
Marcia Souza