TERMODINÂMICA--EXERCÍCIOS
em 26 de Outubro de 2023
Os tipos de matrizes incluem as diversas maneiras de representação de seus elementos. São classificadas em: matriz linha, coluna, nula, quadrada, transposta, oposta, identidade, inversa e iguais.
Definição de Matriz
Antes de mais nada, devemos atentar ao conceito de matriz. Trata-se de uma representação matemática que inclui em linhas (horizontais) e colunas (verticais) alguns números naturais não-nulos.
Os números, chamados de elementos, são representados entre parênteses ou colchetes.
Classificação das Matrizes
Há quatro tipos de matrizes especiais:
A matriz transposta (indicada pela letra t) é aquela que apresenta os mesmos elementos de uma linha ou coluna comparada com outra matriz.
No entanto, os elementos iguais entre as duas são invertidos, ou seja, a linha de uma apresenta os mesmos elementos que a coluna de outra. Ou ainda, a coluna de uma possui os mesmos elementos da linha de outra.
Na matriz oposta, os elementos entre duas matrizes apresentam sinais diferentes, por exemplo:
A Matriz .Identidade ocorre quando os elementos da diagonal principal são todos iguais a 1 e os outros elementos são iguais a 0 (zero):
A matriz inversa é uma matriz quadrada. Ela ocorre quando o produto de duas matrizes for igual a uma matriz identidade quadrada de mesma ordem.
A . B = B . A = In (quando a matriz B é inversa da matriz A)
Obs: Para encontrar a matriz inversa utiliza-se a multiplicação de matrizes.
Igualdade de Matrizes
Quando temos matrizes iguais, os elementos das linhas e das colunas são correspondentes:
Exercícios de Vestibular com Gabarito
1. (U.F. Uberlândia-MG) Sejam A, B e C matrizes quadradas de ordem 2, tais que A . B = I, em que I é a matriz identidade.
A matriz X tal qual A . X . A = C é igual a:
a) B . C . B
b) (A2) -1 . C
c) C . (A-1)2
d) A . C . B