O Professor Assume um "Novo Papel" na Educação
Marcos S.
em 20 de Julho de 2019

Assim como a formação inicial, uma vez que formado e em sala de aula, como docente, a formação ou capacitação precisa ocorrer sistematicamente, de forma que o educador tenha em posse aparatos que lhe confiram segurança para lhe dar com toda a tecnologia que hoje é disponibilizada aos alunos.

Os professores enfrentam diariamente uma “luta” contra os novos meios de comunicação.

Até alguns anos atrás, não se fazia o uso de redes sociais, como o What’s app ou Facebook, porém, hoje é comum que crianças já tenham acesso e suas próprias contas nesses aplicativos.

Hoje o professor não é tido como detentor do conhecimento, mas sim como mediador do mesmo. Cabe, porém, ao docente, atuar como mediador entre o conhecimento e o estudante.

E para lhe dar com toda essa geração que vem como protagonista no processo ensino-aprendizagem, os docentes precisam estar capacitados, ou qualificados para atuar diariamente em sala de aula.

Muitos professores carregavam a ideia de detentores do conhecimento, porém, hoje esse termo não é aplicável. O aluno chega na sala de aula com questionamentos sobre temas que foram abordados em séries, programas de televisão, notícias em redes sociais, mesmo que sejam falsas, e cabe ao professor a habilidade de mediar esse conhecimento em relação ao aluno.

Também cabe ao professor entender que esses novos meios de comunicação podem ser utilizados em sala de aula. Um celular pode ser um grande facilitador na abordagem de determinados conteúdos. Muitas atividades, vídeos e jogos são disponibilizados virtualmente e gratuitamente aos alunos. Como já abordado nesse artigo, cabe ao professor garimpar aquilo que acredita ser relevante ao seus alunos, sempre tendo em mente que muito se mudou. Que novas metodologias chegaram, que é possível inovar sem perder a essência daquilo que realmente é necessário ao aprendizado.

O professor precisa se reciclar. É necessária a mente aberta para os novos rumos que a educação vem tomando. Especializações, cursos, palestras e muitas outras opções formativas devem ser focadas nessa nova fase da educação. E o professor, para que não fique de fora, precisa entender que a formação inicial não é tudo. Na verdade, ela é a ponta do iceberg. É a partir da formação inicial que os alicerces da grande construção começam a ser erguer. Porém, ninguém está acabado. O mundo sofre mudanças e como habitantes do mesmo, devemos entender que pode ser que elas nos atinjam. Cabe a cada um decidir o que fará para sobressair nesse mundo de constante transformações.

 

Fonte da imagem de capa: Escola Direta

Porto Ferreira / SP
Especialização: Psicopedagogia (em andamento) (FACULDADE FATECE)
Pedagogia - Dúvida Pedagogia - Leitura Pedagogia para o 3º Ano Pedagogia no Ensino Fundamental Dificuldades de Aprendizagem Pedagogia para o 2º Ano Pedagogia para o Ensino Fundamental
Professor com experiência em Harvard, Boston University e UFSCar.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Marcos S. Whatsapp do professor Marcos S. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 46 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil