O Professor no Século XXI

A diferença que se deve existir para a obtenção de uma educação de qualidade.

Pedagogia Educação Formação de professores
O Professor no Século XXI
Marcos S.
em 20 de Julho de 2019

Uma educação cada vez mais emancipadora, capaz de tornar o aprendiz livre. Capaz de permitir que voos mais altos sejam alçados.

As redes sociais, os smarphones, tablets, notebooks, redes sociais e a internet sem fronteiras podem ser os inimigos ou aliados no processo educativo.

Alunos super conectados com o mundo por meio de jogos e redes sociais. Crianças que são expostas aos diferentes meios eletrônicos desde tenra idade. Sim, ser professor na atualidade é um grande desafio. A questão da indisciplina ainda existe, mas acima disso, o professor precisa ser capaz de sobressair ao mundo virtual, e uma das formas de isso fazer é atuando como mediador entre o conhecimento que já está disponível vinte e quatro horas durante os sete dias da semana.

Como ponto de reflexão sobre o artigo, entender que não somos acabados é crucial.

O professor não é detentor do conhecimento, ele deve agir como mediador do mesmo.

A formação inicial de qualidade é essencial aos docentes, mas a continuada é necessária, pois é através dela que se reflete sobre as práticas pedagógicas e se busca crescer, avançar.

Por fim, é importante ressaltar que professores são fundamentais na educação. Desde as relações interpessoais, dentro e fora da sala de aula, até na mediação do conhecimento, o professor em si não perde o seu valor. Governos mudam, contextos são alterados, a tecnologia avança, mas o professor continua sendo a pedra fundamental na educação. Por isso, em meio a possíveis caos, desvalorização, confronto, lutas dessa classe trabalhadora, professores não desistam. Faz parte de quem são. Não desistir do aluno tido como ruim, do conteúdo tido como complexo demais para ser ensinado ou aprendido, do sistema no qual se está inserido, não desistir do futuro do país.

Os avançamos que ansiamos só poderão ocorrer por meio de um país educado, e para isso, o professor é peça fundamental.

 

Fonte da imagem de capa: Empreendedorismo e Educação

Porto Ferreira / SP
Especialização: Psicopedagogia (em andamento) (FACULDADE FATECE)
Pedagogia - Dúvida Pedagogia - Leitura Pedagogia para o 3º Ano Pedagogia no Ensino Fundamental Dificuldades de Aprendizagem Pedagogia para o 2º Ano Pedagogia para o Ensino Fundamental
Professor com experiência em Harvard, Boston University e UFSCar.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Marcos S. Whatsapp do professor Marcos S. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 46 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil