O CÓDIGO GENÉTICO É UNIVERSAL?
Marly D.
em 10 de Maio de 2021

O CÓDIGO GENÉTICO É UNIVERSAL?

Entende-se por Código Genético ao conjunto dos 64 CÓDONS formados a partir da combinação 3 à 3 de quatro tipos de bases nitrogenadas que constituem os nucleotídeos do DNA e do RNA, que são: adenina (A) , guanina (G), citosina (C) e timina (T) no DNA e A,G,C e uracila (U) no RNA.

A relação existente entre os CÓDONS e os aminoácidos que irão formar as cadeias polipeptídicas durante a TRADUÇÃO (leitura do RNAm pelo ribossomo) é o que constitui o chamado Código Genético.

Este código vem representado em uma tabela que relaciona o tipo de CÓDON ao(s)respectivo(s) aminoácido(s). Como há apenas 20 tipos de aminoácidos, portanto um número inferior ao de CÓDONS existentes (64), há mais de um CÓDON para um mesmo aminoácido, daí o fato de se dizer que o Código Genético é “degenerado”, ou seja, contém redundância, cujo significado biológico é o de diminuir os efeitos deletérios das mutações.

Dos 64 CÓDONS possíveis, três deles são CÓDONS de parada (stop) e estes não codificam nenhum tipo de aminoácido durante a síntese proteica (TRADUÇÃO). São eles: UAA, UAG e UGA.

Em 1961, Marshall Nirenberg e James Matthei, realizando experiências com extratos celulares da bactéria Escherichia coli, deram o primeiro passo para decifração do Código Genético.

Em 1968, Gobind Khorana ( Prêmio Nobel) bem como, Marshall Nirenberg contribuíram definitivamente para a decifração do Código Genético e desde então ele passou a ser considerado UNIVERSAL, ou seja, válido para qualquer ser vivo, seja uma bactéria, um fungo, um tubarão, um pinheiro, etc...

Portanto frases como “houve mudança no Código Genético” passaram a ser consideradas inaceitáveis, absolutamente incorretas, pois acreditava-se que o Código Genético vinha sendo conservado ao longo da evolução das espécies.

Porém, nada em Ciência deve ser considerado como verdade absoluta.

O estudo da evolução do Código Genético vem ganhando, já há um bom tempo, a atenção dos pesquisadores, especialmente após a identificação de Códigos Genéticos que fogem do até então considerado universal, encontrados em alguns seres vivos como protozoários ciliados, em Acetabularia, em Mycoplasma capricolum, onde o CÓDON UGA ( de parada) codifica o aminoácido Trp.

Em 1979 foi verificado que o Código Genético das mitocôndrias de vertebrados (mitocôndria tem DNA próprio e ribossomos) apresenta diferenças em relação ao chamado Código Genético Universal.

Também em 1979 foi detectado um desvio do Código em um gene humano onde UGA e AUA codificam Trp e Met ao invés de STOP e Ile, respectivamente. Foi principalmente a partir dessa descoberta que se iniciou um grande debate sobre a evolução do Código Genético abalando a tese, até então aceita, de que ele é universal.

Partindo-se do princípio de que por ser “degenerado” ele poderia revelar alguma simetria, surge em 1993 um modelo algébrico para a evolução do Código genético, no sentido de demonstrar essa hipótese formalizando o fato de que princípios de simetria exata (princípios de Klein) regem a evolução do Código Genético padrão e esta simetria, ou seja, esta regularidade, vem sendo preservada ao longo da historia evolutiva dos seres vivos, inclusive nos Códigos Genéticos excepcionais, como se vê em mitocôndrias e em muitos códigos nucleares de vários seres vivos.

Com isso podemos concluir que o Código Genético nunca foi IMUTAVELMENTE FIXO e o mais apropriado seria expressá-lo com ´CÓDIGO GENÉTICO PADRÃO ao invés de Código Genético Universal.

 

Por Marly S.F. D’Addio

São Paulo / SP
Graduação: Biologia/Ciências (Universidade Mackenzie (SP);)
Filogenia Biologia a distância Biologia Online Fisiologia Humana Zoologia Biologia - Anatomia Invertebrados
Professora de biologia com muitos anos de experiência no ensino médio e no preparo de alunos para os vestibulares.venha superar suas dificuldades
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 100 / aula
Conversar Whatsapp do professor Marly D. Whatsapp do professor Marly D. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 dia e 7 h
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil