Como Evitar Frustrações no Estudo da Arte
Por: Maxsuel M.
12 de Dezembro de 2019

Como Evitar Frustrações no Estudo da Arte

Desenho Desenho Artístico Aula de desenho Técnicas de desenho Fundamentos do Desenho

A primeira coisa que procuro ensinar, para os meus alunos de desenho, é como trabalhar a mentalidade deles em relação ao estudo da arte. Essa, na minha humilde opinião, é a ferramenta base para alguém que deseja chegar aos níveis mais altos no meio artístico.

O caminho para se tornar um bom artista é longo, cheio de frustrações e becos sem saída. Dentre tantas dificuldades, acredito que existem algumas coisas que devemos ter em mente que minimizam as frustrações e principais dificuldades durante a jornada do artista.

Talento x Mileage

Muito se escuta no meio artístico sobre talento. É um tema bem polêmico e controverso. Particularmente, acredito em talento, mas não como uma habilidade mágica que torna tudo extremamente fácil e intuitivo, mas sim como um forte desejo de aprender e continuar a evoluir.

Para explicar melhor esse meu ponto de vista sobre o assunto, gostaria de contar uma breve história da minha vida, mas que tenho certeza que muitos de vocês que estão lendo irão se familiarizar com a ela.

Desde criança eu gosto de desenhar, comecei desenhando por cima de imagens, cobrindo desenhos que achava bonitos, personagens da Disney em sua maioria, achava divertido e gostava de ouvir os elogios da minha mãe quando eu mostrava a ela. Depois comecei a desenhar de observação, coisas bem simples, personagens de quadrinhos e desenho animado. O interessante é que nessa mesma época da minha vida, todos ou quase todos, os meus amigos também desenhavam. Passávamos horas desenhando de tudo, depois criticávamos qual dos desenhos estava mais bonito e quem tinha sido o melhor desenhista. Mas o interessante aqui não é esse momento da história, mas sim o que vem depois. Anos mais tarde eu ainda gostava de desenhar, havia mudado um pouco as coisas que desenhava, elevado um pouco mais o nível de dificuldade, mas ainda sentia o mesmo prazer de antes. Porém, nenhum dos meus antigos amigos desenhava mais, somente eu. Inevitavelmente, à medida que fui ficando mais velho, conheci novas pessoas dentre elas alguns poucos que gostavam de desenhar, e durante boa parte da minha adolescência eu não era o único que gostava de fazer rabiscos no papel. Acontece que uma hora as coisas mudam, você cresce e precisa trabalhar, nesse período todos os meus amigos abandonaram o desenho para se dedicar a outras coisas como faculdade, trabalho e relacionamentos. Eu, por outro lado, embora precisasse fazer todas essas coisas, continuava aqui e ali, quando o tempo me permitia, voltando para minha velha prancheta de desenho e rabiscando uma ou outra coisa.

Contei essa breve história para enfatizar o que penso sobre essa história de “talento”, como eu disse antes, não acredito que seja uma habilidade mágica que alguns poucos felizardos nascem possuindo, em minha opinião talento é o seu desejo de continuar a se dedicar em algo que você realmente gosta, uma coisa que não passa depois de um período, mas sim é algo que você quer e irá correr atrás a sua vida inteira inevitavelmente, pelo menos essa é a história de todos os grandes artistas que eu conheci.

Mas ter talento para algo não é tudo, é preciso percorrer a estrada que te leva ao desenvolvimento, do contrário você será sempre um apaixonado não correspondido. Para isso, existe um termo que os nativos da língua inglesa chamam de mileage, em uma tradução literal seria quilometragem, quanto ao seu significado trata-se do seu tempo decorrido no estudo e aplicação dos conhecimentos aprendidos.

Vejo muito artistas iniciantes que sonham em fazer grandes ilustrações, trabalhar no mercado do entretenimento em games ou filmes. Contudo, só a vontade de chegar lá sem percorrer a estrada que leva a sonho não dará em nada. Ser bom em qualquer coisa é muito difícil, não importa a área, e na arte não é diferente. É preciso trabalho duro, ter muita dedicação e disciplina e isso é uma coisa que só o talento te dará a energia necessária para executar, mas o talento que citei em parágrafos acima, que significa desejo e continuidade de propósito.

R$ 100 / h
Maxsuel M.
Fortaleza / CE
Maxsuel M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Desenho - Fundamentos do Desenho Desenho - Professor de Desenho Desenho - Criação de Personagem
Curso Livre: Character Design for Film and Games (CGMA)
Ilustrador Profissional, Professor de Desenho de Personagens e Cenários. Método voltada para mercado de games e filmes.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil