Vejam a importância da qualificação para o mercado
Por: Michel S.
20 de Junho de 2019

Vejam a importância da qualificação para o mercado

Com desemprego de 13%, sobram vagas na área de tecnologia

Computação Geral Introdução a computação Curso superior Geral

Apesar dos 13,4 milhões de brasileiros sem emprego, 70 mil empregos que devem ser criados em TI por ano até 2024 podem não ser preenchidos

Fernando Scheller, Mônica Scaramuzzo

https://www.terra.com.br/economia/em-um-pais-com-desemprego-de-13-sobram-vagas-na-area-de-tecnologia,59aaf46d6b857de235d86534d25c5627yuvavyak.html

 

 Em um país de 13,4 milhões de desempregados, ou 12,7% da força de trabalho, o segmento tem no momento 5 mil vagas abertas apenas em startups (empresas nascentes). Considerado todo o ecossistema de tecnologia, as companhias poderiam abrir até 70 mil novas vagas em 2019 - meta que deve ficar longe de ser cumprida por falta de mão de obra capacitada. Veja como se preparar para as oportunidades no setor de tecnologia.

 

Mas, se há tanta gente procurando emprego, como se explica a dificuldade de unir trabalhadores ávidos por oportunidades às vagas disponíveis? Embora a demanda por profissionais de tecnologia deva ficar em torno de 70 mil pessoas ao ano entre 2019 e 2024, Gallindo explica que as universidade só formam 45 mil profissionais em áreas ligadas a TI por ano. "Desse total, a metade está em cursos como análise e desenvolvimento de sistemas, que estão defasados em relação ao que o mercado exige hoje", diz. Ou seja: só um quarto da necessidade de profissionais da área é suprida pelo canal tradicional, que são as universidades.

Como a escassez não será resolvida facilmente, empresas e entidades de classe tentam remendar o problema, relaxando critérios para a contratação, pelo menos no que diz respeito à formação universitária. "As empresas estão contratando pessoas que não são formadas em TI e dando um 'banho de loja' (treinamento intensivo)", diz Amure Pinho, presidente da Abstartups. A gaúcha Warren, que foi até Sinop para encontrar um programador, já se adaptou aos novos tempos: "A pessoa formada em Ciência da Computação é ideal, mas temos programadores formados em Direito", afirma André Gusmão, cofundador da empresa.

R$ 70 / h
Michel S.
São Caetano do Sul / SP
Michel S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Doutorado: Doutorado em Engenharia El (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP))
Dou aulas de Matemática, Inglês, Física
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil