O cianeto de potássio, como outro sais, ao absorver umidade do ambiente, e se ''transformar'' em água, continua mantendo suas propriedades químicas, e ainda pode matar, ou se torna seguro, se ingerido?
O cianeto de potássio (KCN) é um composto altamente tóxico que, mesmo na presença de umidade, mantém suas propriedades químicas e continua sendo perigoso. Quando o KCN absorve umidade, pode formar uma solução de hidróxido de potássio (KOH) e ácido cianídrico (HCN), ambos igualmente tóxicos.
O cianeto de potássio, como todo sal de cianeto, libera íons de cianeto (CN?) que podem interferir no transporte de oxigênio no corpo, levando à asfixia celular. Portanto, mesmo que o cianeto de potássio esteja em forma sólida, úmida ou dissolvido em água, ele não se torna seguro e continua sendo letal se ingerido.
A toxicidade do cianeto de potássio é muito alta, e mesmo pequenas quantidades podem ser fatais. A manipulação desse composto deve sempre ser feita com extremo cuidado e em condições controladas, sempre seguindo procedimentos de segurança rigorosos.
O cianeto de potassio tem temperatura de ebulição extremamente elevada, portanto, é infrequente sua apresentação em forma gasosa. No entanto, quando presente em solução aquosa (pó+ água ou sólido+água), dissocia-se formando H20 e cianeto de hidrogênio, este por sua vez não é tóxico, exceto em ambientes fechados ou se água for ácida, o que resultaria em deslocamento do equilíbrio no sentido de formar cianeto de potássio.