As principais funções que podem ser atribuídas aos vacúolos de suco celular são a de armazenamento de substâncias, controle osmótico, manutenção do pH da célula, digestão de componentes celulares, pigmentação de flores e frutos e defesa contra patógenos e herbívoros.
Os vacúolos são estruturas que apresentam diversas funções, sendo encontrados em diferentes tipos celular. O mais conhecido é aquele encontrado nos vegetais, também chamado de vacúolo de suco celular. Porém, existem outros tipos de vacúolo, como os digestórios e os pulsáteis.
Os vacúolos encontrados em células vegetáis, tendo como principais funções o a de armazenamento de substâncias, controle osmótico celular, manutenção do pH da célula, digestão de componentes celulares, pigmentação de flores e frutos e defesa contra patógenos e herbívoros.
Os vacúolos digestórios, são responsáveis pela digestão intracelular e surgem por meio do processo de endocitose, no qual o alimento é capturado pela célula e forma o pinossomo ou fagossomo, que nada mais é do que um vacúolo com alimento em seu interior. Um lisossomo então se une a essa estrutura e forma um vacúolo digestório.
Os vacúolos pulsáteis são encontrados em alguns protistas de água doce, tais como os paramécios e euglenas. Sua função é eliminar o excesso de água que entra nesses organismos por osmose ou que foi absorvida com o alimento. A entrada de água por osmose é explicada pelo fato de os protistas serem hipertônicos em relação ao meio em que vivem, o que leva à entrada de água.
Vacúolo é uma organela presente nas células dos animais e vegetais com a função de armazenamento e reserva de água. Sendo que na célula vegetal ocupa 90% do espaço paera reservar água na planta.