No esquema, são apresentadas as etapas da ovogénese e da espermatogénese humana, desde uma célula germinativa até uma célula reprodutiva. Os números 1, 2 e 3 indicam os eventos que ocorrem em ambos os processos. Analisando os esquemas, as etapas indicadas pelos números 1, 2 e 3 e as ploidias do ovócito I e do espermatocito secundário, sao, respectivamente.
Para ver o esquema clique aqui
(A) mitose, mitose, meiose, 2n e n.
(B) meiose 1. meiose II. mitose n e 2n.
(C) mitose, meiose 1, meiose II, 2n e n.
(D) mitose, meiose 1, crescimento, 2n e n.
(E) meiose II. mitose, crescimento, n e 2n.
Alternativa C
A célula germinativa é 2n e a oogônia e a espermatogônia também. Logo o processo de divisão não poderia ser meiose, visto que nesse processo ocorreria uma redução da ploidia da célula, e ela passaria a ser n, o que não é o caso. Já o processo 2 é a Meiose 1, onde um ovócito primário irá formar duas células filhas (ovócito II e o primeiro glóbulo polar) no caso do espermatócito, ele forma dois espermatócitos II. Bom como a meiose 1 é reducional, ocorre redução da ploidia, sendo assim, cada ovócito/espermatócito II é n, e o ovócito/espermatócito I 2n. Por fim, na etapa 3 temos o processo derivado da meiose II, onde apenas ocorrerá separação das cromátides irmãs, não ocorrendo assim redução da ploidia, então as células formadas ao final desse processo, permanecerão haploides, ou seja, n.
( =
A alternativa correta é a C.
Para entender a explicação é importante saber os conceitos de:
Ploidia = número "n" de conjuntos de cromossomos em um célula (ex: o ser humano tem dois cromossomos de cada um dos 23 tipos em suas células somáticas, por isso as células somáticas são 2n = 46. Já as células sexuais tem apenas 1 par de cada um dos 23 tipos, assim essas células são n=23)
Cromossomos homólogos = Pares de cromossomos do mesmo tipo. São chamados de homólogos justamente por serem do mesmo tipo, um é herdado da mãe e outro do pai.
Cromátides irmãs = Cada cromossomo é formado por 1 par de filamentos unidos. Um único filamento é chamado de cromátide
1) A célula germinativa tem a ploidia 2n, assim como a oogônia e a espermatogônia. O processo que permite que a célula-mãe dê origem à duas células-filhas de mesma ploidia é a mitose.
2) A fase de crescimento, como o nome sugere, é onde ocorre um crescimento da célula, mas não há mudança de sua ploidia. Sendo que a oôgonia e a espermatogônia são 2n, o ovócito I e o espermatócito I também serão 2n. Na fase indicada por 2, o que ocorre é a separação dos cromossomos homólogos, dando origem ao ovócito II e ao espematócito, respectivamente. A separação desses cromossomos homólogos é o que ocorre na meiose I.
3) O ovócito II e o espermatócito II tem a plodia n, mas isso não quer dizer que a meiose acabou. Precisamos lembrar que a meiose é o processo em que uma célula-mãe dá origem à 4 células-filhas com metade da ploidia inicial. A meiose I gerou duas células filhas, mas ao fim desse passo chamado de meiose II haverá no total 4 células-filhas. Isso ocorre porque há a separação das cromátides-irmãs.