É possível retirar células vivas do corpo humano? o que aconteceria se tal ato ocorrer? o que aconteceria com o corpo humano?
Olá Laura,
Sim, é possivel sim. Na verdade isso ocorre muitas vezes naturalmente, como por exemplo quando escovamos os dentes ou atificialmente, quando fazemos um exame de sangue ou alguma biópsia.
As consequencias tanto para a célula removida quanto para o corpo são das mais variadas.
As células ficarão vivas até que o seu metabolismo dê conta de se manter minimamente, consumindo suas subtâncias energéticas e desempenhando no possivel o seu equilibrio. Dependendo do tipo de célula, umas duram mais que outras fora de seu tecido/orgão original. Caso haja cuidado em por estas células em meios que as preservem (frio, EDTA, soluções nutritivas, etc), estas poderão durar muito mais, logicamente.
Quanto ao corpo, também depende bastante. Normalmente, dependendo da célula/tecido ele será regenerado sem muitos problemas, como no caso de sangue. Em outros casos, algumas células/tecidos não possuem uma capacidade regenerativa tão pronunciada e pode acarretar que fique uma lesão ou vaga no local (-tomia). Dependendo da extensão de quanto se remove o dano pode ser leve ou severo, podendo comprometer ou não a integridade do indivíduo.
Sim, é possível. Muitos laboratórios estudam células para pesquisar sobre genes, doenças, proteínas etc. Também é comum retirar óvulos do ovário da mulher para realizar fertilização in vitro.
Todas as células retiradas do nosso corpo precisam ficar em temperatura adequada e receber nutrição suficiente (oxigênio, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos). Algumas células podem ser congeladas para permanecerem vivas (como embriões). Entretanto, se a célula não estiver em um meio com essas condições, ela morrerá.
Quanto ao corpo humano, a falta de uma célula não causa problema nenhum. Essa célula será reposta por uma nova, que realizará a mesma função. Porém, quanto maior a quantidade de células que forem removidas, mais difícil será para o tecido se regenerar! (Lembrando que alguns tecidos, como cartilagens, tem muita dificuldade para se regenerar, e algumas células, como neurônios, são produzidas apenas em poucos locais do nosso corpo).
Espero ter esclarecido!!