Foto de Anamerg C.
Anamerg há 8 anos
Enviada pelo
Site

O que é domínio de membrana?

Biologia
3 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 11 meses

O termo "domínio de membrana" refere-se a regiões específicas dentro da membrana plasmática de uma célula que possuem uma composição distinta de lipídios, proteínas e carboidratos. Esses domínios desempenham funções específicas e são envolvidos em processos celulares particulares. Os principais tipos de domínios de membrana incluem:

  1. Rafts Lipídicos: São microdomínios ricos em colesterol e esfingolipídios. Os rafts são mais espessos e menos fluidos que a membrana circundante e frequentemente hospedam proteínas envolvidas em sinalização celular e transporte.

  2. Caveolas: Invaginações na membrana que também são ricas em colesterol e esfingolipídios. As caveolas estão envolvidas em processos como endocitose e transdução de sinal.

  3. Domínios de Proteínas Específicas: Certas proteínas podem acoplar-se a lipídios específicos na membrana, criando áreas com funções específicas. Por exemplo, proteínas ancoradas por glicofosfatidilinositol (GPI) podem formar domínios envolvidos na sinalização celular.

  4. Domínios de Junções Celulares: Regiões especializadas da membrana onde as células se conectam entre si, como nas junções aderentes e desmossomos.

Os domínios de membrana são essenciais para a manutenção da funcionalidade das membranas celulares, permitindo uma segregação funcional e organizacional das atividades celulares. Eles facilitam a comunicação célula-célula, o reconhecimento celular e a resposta a estímulos externos.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .

Envie sua pergunta

Professor Marcos F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 anos
Contatar Marcos
Olá Anamerg. Na verdade são Domínios de membrana. Somente a partir dos anos 90 do século XX surge este conceito. Estes domínios são regiões com características estruturais próprias, distintas do restante da membrana, e que apresentam particularidades funcionais. As balsas lipídicas são um exemplo de um domínio de membrana: são ricos em esfingolipídeos, colesterol e proteínas associadas, dependem da fluidez da membrana para a sua participação em processos de sinalização e endocitose. Há também as Cavéolas, microdomínios definidos como uma cavidade de 60 a 80 nm de diâmetro presente na membrana plasmática. São caracterizadas como uma invaginação da membrana que apresenta a proteína caveolina, da qual se estima que existem 144 moléculas por cavéola e é enriquecida com muitos dos componentes que também ocorrem em uma balsa lipídica, é por isso que alguns Os autores consideram que é um subtipo de balsa lipídica. Finalmente tem-se o Domínio rico em Tetraspanina, unidades pré-organizadas da membrana plasmática que incluem uma série de receptores funcionalmente relacionados. Eles apresentam heterogeneidade em matéria de tamanho entre células e têm proteínas de tetraspanina ancoradas, que são uma superfamília de proteínas que podem oligomerizar e recrutar várias proteínas para estabelecer domínios estáveis. Bons estudos !

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Respondeu há 8 anos
Contatar Ane
Como são formadas?

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar