Foto de Samela G.
Samela há 1 ano
Enviada pelo
Site

Proteínas !

Exemplo de proteína primária , secundária , terciária e quaternária?

Oque seria a força de van der walls?

Biologia
4 respostas
Professor Eduardo R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Eduardo

Proteína Primária: A proteína primária é a sequência linear de aminoácidos em uma cadeia polipeptídica. Um exemplo seria a insulina, que consiste em uma cadeia de aminoácidos específica com uma sequência determinada que confere sua função biológica.

Proteína Secundária: As proteínas secundárias são formadas por estruturas de dobramento local, como hélices alfa e folhas beta. Um exemplo seria a queratina, uma proteína estrutural encontrada em cabelos e unhas, que possui hélices alfa em sua estrutura.

Proteína Terciária: A proteína terciária é a estrutura tridimensional dobrada da proteína, resultante das interações entre os grupos R dos aminoácidos, como pontes dissulfeto, interações hidrofóbicas, ligações de hidrogênio e interações iônicas. Um exemplo seria a mioglobina, uma proteína que armazena oxigênio nos músculos, cuja estrutura tridimensional é essencial para sua função.

Proteína Quaternária: Algumas proteínas são compostas por múltiplas subunidades polipeptídicas, e a organização dessas subunidades forma a estrutura quaternária. Um exemplo seria a hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio no sangue, composta por quatro subunidades polipeptídicas.

Agora, sobre a força de van der Waals: Essa é uma força atrativa fraca que surge entre átomos e moléculas devido a flutuações momentâneas na distribuição de cargas elétricas. Ela ocorre devido a dipolos induzidos temporários em moléculas não polares. As forças de van der Waals incluem atrações dipolo-dipolo, dipolo induzido-dipolo induzido e forças de dispersão de London. Essas forças são responsáveis por manter moléculas não polares unidas em líquidos e sólidos e contribuem para as interações entre moléculas em uma variedade de contextos biológicos e químicos.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professora Jacqueline M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Jacqueline

Como protéina primária temos a insulina; proteína secundária podemos citar a queratina ( presente no cabelo).

Já a proteína terciária temos aminoacidos  e quartenária temos a hemoglobina do sangue.

 A força de Van der Waals nada mais é que a atração que ocorre quando dois átomos quaisquer estão próximos, também ocorrem em interações hidrofóbicas, e tratam-se de uma força fraca, porém quando em grande quantidade podem  influenciar a estabilidade estrutural.

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Gustavo M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Gustavo
  1. Estrutura Primária: A estrutura primária de uma proteína é a sequência linear de aminoácidos. Um exemplo seria a insulina, uma proteína composta por duas cadeias polipeptídicas ligadas por pontes dissulfeto. A sequência específica de aminoácidos na cadeia de insulina determina sua função biológica.

  2. Estrutura Secundária: A estrutura secundária envolve a organização local da cadeia polipeptídica em padrões regulares, como hélices alfa e folhas beta. Um exemplo de uma estrutura secundária é a queratina, que é encontrada em cabelos e unhas. A queratina é composta principalmente de hélices alfa.

  3. Estrutura Terciária: A estrutura terciária é a conformação tridimensional completa de uma única cadeia polipeptídica, incluindo as dobras e torções que ocorrem devido a interações entre os grupos laterais dos aminoácidos. Um exemplo seria a mioglobina, uma proteína que armazena oxigênio nos músculos. A mioglobina possui uma estrutura terciária compacta e globular.

  4. Estrutura Quaternária: A estrutura quaternária envolve a organização de duas ou mais subunidades polipeptídicas para formar uma proteína funcional. Um exemplo é a hemoglobina, uma proteína composta por quatro subunidades globulares, cada uma contendo um grupo heme. A hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigênio nos glóbulos vermelhos.

A força de Van der Waals é uma força intermolecular fraca que surge de dipolos induzidos temporariamente em moléculas. Ela inclui três tipos de interações: dipolo-dipolo, dipolo-induzido e dispersão de London. Essas forças surgem devido à distribuição desigual de elétrons em moléculas e são responsáveis pela atração entre moléculas não polares ou parcialmente polares. As forças de Van der Waals desempenham um papel importante na estabilidade das estruturas biomoleculares, como proteínas, ajudando a manter as interações entre as cadeias laterais de aminoácidos e contribuindo para a estabilidade das estruturas secundárias, terciárias e quaternárias das proteínas.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar