Vamos analisar cada alternativa com base na definição de pilha e eletrólise:
1. "O fenômeno da eletrólise é basicamente contrário ao da pilha, pois enquanto na pilha o processo químico é espontâneo ΔE > 0, o da eletrólise é não espontâneo ΔE < 0."
- Correto.
Na pilha, a reação ocorre espontaneamente (ΔE > 0), convertendo energia química em elétrica.
Na eletrólise, a passagem de corrente elétrica força uma reação que, se fosse espontânea, não precisaria de energia adicional; portanto, ela é não espontânea, ∆E < 0, e necessita de energia externa.
2. "Em uma pilha, a energia elétrica é convertida em energia química."
- Incorreto.
Na pilha, energia química é convertida em energia elétrica, não o contrário.
3. "O fenômeno da eletrólise é basicamente contrário ao da pilha, pois enquanto na pilha o processo químico é não espontâneo ΔE > 0, o da eletrólise é espontâneo ΔE < 0."
- Incorreto.
Essa afirmação inverte a explicação. O processo de pilha é espontâneo (ΔE > 0), enquanto a eletrólise é não espontânea (ΔE < 0), com necessidade de energia externa.
4. "A eletrólise aproveita a transferência de elétrons em uma reação de oxirredução, para produzir uma corrente elétrica, através de um condutor."
- Incorreto.
Na eletrólise, a corrente elétrica força uma transferência de elétrons, mas ela mesma é o processo que ocorre quando a energia elétrica é usada para fazer acontecer reações de oxirredução, portanto, ela não produz corrente, ela usa a corrente elétrica para provocar reações químicas.
Resposta correta:
"O fenômeno da eletrólise é basicamente contrário ao da pilha, pois enquanto na pilha o processo químico é espontâneo ΔE > 0, o da eletrólise é não espontâneo ΔE < 0."