A alternativa correta é a Alternativa D: analisar a estrutura do setor industrial, identificando posições competitivas genéricas que sejam favoráveis e defensáveis.
Justificativa:
A escola do posicionamento, uma vertente prescritiva dentro das escolas de estratégia, enfatiza a análise do ambiente externo, especialmente a estrutura do setor industrial, e a formulação de estratégias que destacam posições competitivas favoráveis e defendíveis. Essa abordagem foi consolidada por autores como Michael Porter, que recomendam o estudo das forças competitivas e a busca por posições estratégicas sustentáveis.
Análise das demais alternativas:
- Alternativa A: "ser fundamentada na visão intuitiva e na experiência do líder" refere-se mais à escola do empreendedorismo ou do liderança visionária, não especificamente à escola do posicionamento.
- Alternativa B: "surgir gradualmente por meio de aprendizado" é característica da escola do aprendizado, que valoriza processos emergentes.
- Alternativa C: "resultar de processos de negociação e do exercício do poder" descreve a escola do jogo político ou do poder, que foca em interesses e negociações.
- Alternativa E: "concentrar-se nos modelos mentais e nos esquemas cognitivos" se refere à escola cognitiva, que enfatiza a compreensão dos processos mentais dos estrategistas.
Portanto, a que melhor representa a escola do posicionamento em sua vertente prescritiva é a Alternativa D.