Foto de Neusa M.
Neusa há 5 anos
Enviada pelo
Site

Direito constitucional ii - responsabilidade

há responsabilidade civil estatal? 

Direito
2 respostas
Professora Elene B.
Respondeu há 5 anos
Contatar Elene

Sim, conforme previsão constitucional Art. 37 ? 6º: As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

Esse tema se refere à possibilidade de se responsabilizar civilmente o Estado, ou seja, mover uma ação civil contra o Estado em virtude de este ter causado um prejuízo financeiro a terceiros, visando o ressarcimento do dano. Esse tema é também tratado como responsabilidade extracontratual do Estado, significa a responsabilidade do Poder Público não decorrente de nenhum contrato assinado entre ele e terceiros.

A professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro ensina que "a responsabilidade extracontratual do Estado corresponde à obrigação de reparar danos causados a terceiros em decorrência de comportamentos comissivos ou omissivos, materiais ou jurídicos, lícitos ou ilícitos, imputáveis aos agentes públicos".

Bons estudos!

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professora Jhéssika I.
Respondeu há 5 anos
Contatar Jhéssika

Sim,

A responsabilidade pode ser OBJETIVA ou SUBJETIVA.

RESPONSABILIDADE OBJETIVA: AÇÃO DO PODER PÚBLICO- a pessoa que sofre o dano não precisa provar que houve culpa do Estado. 

O artigo 37 da Constituição Federal, em seu parágrafo 6º, preceitua: “§ 6º. As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem à terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa. “

RESPONSABILIDADE SUBJETIVA: OMISSÃO DO PODER PÚBLICO- Teoria da Culpa Administrativa:

a pessoa que sofreu o dano terá de provar a falta da prestação de serviço do Estado, provando também o nexo causal entre o dano e essa omissão estatal, ou seja, provar que a administração na sua atividade regular poderia ter evitado o dano sofrido.

 

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar