Para o caso da moldagem em areia seca, as areias de fundição devem ser misturadas com aditivos orgânicos, para que após a secagem em estufas ou ainda por processos em que a cura ocorre a frio, o molde possa se constituir de características como maior rigidez, melhor forma geométrica e precisão dimensional e também em alguns casos, a possibilidade de produção de volumes maiores de peças fundidas.
Diante do exposto, explique porque é comum dizer que tanto o molde quanto o modelo não são permanentes no processo por cera perdida.
Boa tarde!
Bom, primeiro você precisa entender que a fundição por molde de cera perdida consiste em reproduzir uma peça já existente ou modelada em grande escala. ela segue quatro passos essenciais: o primeiro é a criação do modelo (cópia exata da peça a se fundir) em cera, que pode ser por injeção em molde específico. o segundo é a montagem de uma árvore de modelos, que são vários modelos aglomerados, a terceira é a criação do molde, que pode ser por gesso ou outro aglomerante e posterior aquecimento para extrair a cera e permanecer apenas o molde oco e a quarta etapa é o envaze dos moldes por metal líquido.
seguindo esse procedimento, você verá que o modelo, fabricado em cera, será derretido para dar lugar a peça verdadeira, e o molde será destruido para a extração da peça final.