Foto de André M.
André José há 8 anos
Enviada pelo
Site

Ao segurar uma mola comprimida, a energia da mola dissipa?

A mola está comprimida, tentando voltar para o equilíbrio, mas alguém a impede, forçando a mola a continuar comprimida
Física
2 respostas
Professor Rodrigo C.
Respondeu há 8 anos
Contatar Rodrigo
André, A energia da mola não dissipa. A energia é proporcional ao deslocamento / deformação . Ep Mola = K x ^ 2 / 2 => Se houver DEFORMAÇÃO tem ENERGIA ACUMULADA. Empiricamente, você pode ver: a pessoa pra deformar a mola, tem que aplicar uma força. A mola deformada tem energia potencia (energia armazenada, capacidade de realizar trabalho) Se tiver duvidas pode me procurar no whatsapp 061 9 6406 888 ; Se não der certo, coloque o nono dígito 061 9 9 6406 888 Deus ilumine seu trabalho e seus estudos.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Nonato C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 anos
Contatar Nonato

A ENERGIA (capacidade de realização de trabalho de uma força para produzir num corpo um deslocamento retilíneo na direção da força) PRESENTE NA MOLA É A ENERGIA POTENCIAL (acumulada e não dissipada) ELÁSTICA, uma das três possíveis (alguma delas pode ter valor zero) componentes da Energia Mecânica (as outras duas são a potencial gravitacional e a cinética). Essa vale Epe = ( k . (x ^ 2) ) / 2, fórmula na qual k representa o módulo de elasticidade da mola, de valor constante e característica do material da mesma e x representa a deformação (na compressão ou na distensão) sofrida pela mola. Uma vez que a pessoa no enunciado do exercício mantém a mola comprimida, mantém a deformação da mesma e assim A MOLA ACUMULA ENERGIA (E NÃO DISSIPA).

Além do supracitado, um aspecto importante merece ser considerado: AS FORÇAS DISSIPATIVAS (que provocam mediante trabalho num corpo uma queda DA ENERGIA MECÂNICA do mesmo, ou seja, sua transformação em outro tipo de energia) GERALMENTE SÃO O ATRITO E A RESISTÊNCIA DO AR, QUANDO NÃO DESPREZÍVEIS. Por exemplo, numa superfície rugosa (não lisa) com um corpo sobre a mesma em movimento retilíneo a força de atrito, exercida pela superfície sobre o corpo, provoca mediante a realização de trabalho no mesmo uma diminuição de sua energia mecânica e a transformação dessa parcela perdida (variação dissipada) em energia térmica (calor). TODA ENERGIA PERDIDA (DISSIPADA) É TRANSFORMADA EM OUTRO TIPO DE ENERGIA. A FORÇA EXERCIDA PELA MOLA, de módulo Fm = k . x (de acordo com a Lei de Hook), NÃO É UMA FORÇA DISSIPATIVA (via trabalho) DA ENERGIA MECÂNICA.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar