As leis de Newton são três princípios fundamentais que descrevem o movimento dos objetos. Elas são a base da mecânica clássica e foram formuladas pelo físico inglês Sir Isaac Newton no século XVII. Aqui estão as três leis:
Isso significa que os objetos tendem a manter seu estado de movimento (seja em repouso ou em movimento) a menos que uma força não equilibrada atue sobre eles.
Segunda Lei de Newton (ou Princípio Fundamental da Dinâmica):
Essa lei indica que a aceleração de um objeto é diretamente proporcional à força resultante que atua sobre ele e inversamente proporcional à sua massa.
Terceira Lei de Newton (ou Princípio da Ação e Reação):
Essas leis são fundamentais para a compreensão do movimento e da interação entre objetos no universo e têm aplicações em diversas áreas da física e da engenharia. Se precisar de mais detalhes sobre cada uma delas, sinta-se à vontade para perguntar!
Olá, Ricardo, tudo bem!? Então, as Leis de Newton que estudamos na Dinâmica são três:
1° - Lei da Inércia/ Princípio da Inércia de Galileu
Essa lei diz que um corpo (objeto qualquer) tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme (MRU) quando a resultante das forças que agem sobre o corpo for nula.
2°- Princípio Fundamental
No princípio fundamental temos basicamente a explicação de que para existir força é necessário que um determinado corpo, com uma determinada massa esteja sujeito a uma determinada aceleração, pois: Fr= m.a
3° - Lei da Ação e Reação
Para esta lei, Newton percebeu que quando um corpo A faz uma determinada força em um corpo B, este segundo, que foi sujeito a ação do primeiro, também faz uma força em A, de modo que:
-Ambas as forças tem módulos iguais
-Direções iguais
-Sentidos opostos
Primeiro de Tudo Voce encontra a definicao da Fisica Classica no Livro de Isaac Newton...
http://astro.if.ufrgs.br/newton/principia.pdf Original em Latim
Pagina 28
Axiomas ou Leis do Movimentos (Principios Matematicos Isaac Newton)
https://www.scribd.com/document/330870209/Newton-Liebniz-Os-Pensadores
Para entender a Fisica Natural somente nas Palavras de Isaac Newton.
Lei I Lei da Inercia
Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forcas impressa neles.
Os projeteis permanecem em seus movimentos enquanto nao forem retardado pela resistencia do ar e impelidos para baixo pela forca da gravidade. Um roda [de brinquedo], cujas partes, por sua coesao, desviam continuamente dos movimentos retilineos , nao cessa de rodas senao enquando eh retardada pelo ar. Mas os corpos maiores que sao os planetas e os cometas conservam por mais tempo seus movimento, tanto os progressivos como os circulare, por causa da menor resistencia dos espacos.
Lei 2
A mudanca do movimento eh proporcional a forca motriz impressa, e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa forca.
Se toda forca produz algum movimento, uma forca dupla produzira um movimento duplo e uma tripla um triplo, quer essa forca se imprima conjuntamente e de uma vez so, quer seja impressa ggradual e sucessivamente. E esse movimento,por ser sempre orientado para a mesma direcao que a forca geratriz, se o corpo se movia antes , ou se acrescenta a seu moviemnto, caso concorde com ele, ou se subtrai dele, caso lhe seja contrario ou sendo obliquo, ajunta-se-lhe obiquiquamente, compondo-se com ele segundo a determinacao de ambos.
Lei III
A uma acao sempre se opoe uma reacao igual, ou seja, as acoes de dois corpos um sobre o outro sempre sao iguais e se dirigem em partes contrarias.
Tudo quanto impele ou atrai o outro , eh do mesmo modo impelido ou atraido por ele. Se alguem aperta com o dedo uma pedra, seu dedo sera apertado pela pedra. Se o cavalo puxa uma uma pedra amarrada numa corda, o cavalo tamvem sera, igualmente, puxado pela pedra, pois a corda esticada dos dois lados, tanto levara, pelo esforco a relaxar-se, o cavalo para pedra, como esta para o cavalo, e tanto impedira o progresso de um quanto promover o do outro. Se um corpo , batendo num outro, muda rpor sua forca, de qualquer modo, o movimento dele, tambem mudara, sofrendo por sua vez, por forca do outro, a mesma mudanca em seu movimento, num sentido oposto ao do outro 'a igualdade da pressao mutua). Por essas acoes, tornam0se iguais nao as mudancas de velocidades, mas as dos movimentos (a saber, nos corpo nao impedidos de outro modo). Com efeito, porque os movimento mudam igualmente, as mudancas das velocidades, feitas da mesma forma em direcoes opostas, sao reciprocamente proprocionais aos corpos.
...
Isaac Newton, Acompanhe algumas figura ilustrativas para entender o texto...
Bom dia Ricardo. Vamos lá:
Veja como não é complicado.
Primeira lei de Newton (Lei da Inércia):
"Se a resultante de forças atuando sobre um corpo é NULA, o corpo está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme (MRU)".
Segunda lei de Newton (Tirar da Inércia):
"Se há alguma resultante de forças atuando num corpo, é produzida uma aceleração neste corpo".
?F = m.a; lembre-se que tanto a força como a aceleração são grandezas vetoriais.
Terceira lei de Newton:
"As forças sempre atuam aos pares atuando sobre o mesmo eixo sendo de mesmo módulo e sentidos contrários".
Estas forças precisam atuar em corpos diferentes.
Sucesso!!!!