Foto de Patrick A.
Patrick há 5 anos
Enviada pelo
Site

Velocidade próxima a luz em distancias astronômicas

Olá, me surgiu uma duvida como em um estalo e esse site ma pareceu oportuno. A duvida é: Imagine uma espaço nave que parte da terra próxima a velocidade da luz até a estrela mais próxima a 4 anos luz (sei que não é exatamente). 

Até aí tudo certo, mas a medida que me aproximo da velocidade da luz eu dentro da espaçonave seria menos afetado pelo tempo passando e meu relógio por mais que para eu mesmo estivesse correndo normalmente mas em relação a quem está fora eles já estariam diferentes, até aí tbm tudo ok.

Mas como seria ao fim do percurso eu, na minha visão teria ido em direção a estrela por 4 anos? Ou quem estava fora da espaçonave se fosse possível medir, é quem teriam passado-se 4 anos? Pois se na minha visão de dentro da nave fossem 4 anos, logo seria muito mais tempo pra quem ficou na terra, como? Sendo que medindo a velocidade dentro ou fora da nave são a mesma, logo ao fim do percurso precisariam ter se passados 4 anos tanto pra quem ficou na nave, quanto para quem observasse de fora (estou desconsiderando que a informação tenha que chegar na terra, mas que eles saibam imediatamente a hora que eles chegaram). 

Mas e aí? Como a nave chega em um horário para quem estava nela e em outro pra quem ficou na terra, sendo que a velocidade é fixa? Não tenho certeza se consegui explicar isso? Alguém entendeu?? Pls

Física Ensino Superior Geral
1 resposta
Professora Ivone C.
Respondeu há 5 anos
Contatar Ivone
Olá Patrick! A resposta para sua pergunta é sim, mas apenas quando a velocidade da viagem seja próxima da luz. Nesse caso, o tempo transcorre normalmente para quem está viajando na nave, como se nada acontecesse no relógio. Vamos supor que a viagem tenha durado 5 anos na nave. Para quem fica na Terra, ou para quem estiver vendo sua viagem "em repouso", o tempo também passa normalmente. Mas, na hora de comparar os relógios, passam uns "16 anos" (tem jeito de calcular com precisão sabendo a velocidade) a mais para quem observou a viagem. Nesse caso, chamamos de "dilatação do tempo", pois o tempo na Terra é maior pra quem ficou na nave. Se fosse possível acessar uma câmera na nave, alguém da Terra veria tudo em "câmera lenta" (desconsiderando outros efeitos, como o Efeito Doppler). Inclusive para quem está na nave é possível chegar na estrela que está a 4 anos-luz em menos de 4 anos, porque outro efeito da Relatividade restrita é a contração do comprimento. Mas, para quem ficou na Terra, o tempo mínimo de viagem é 4 anos. Então é possível um astronauta ir e voltar de uma estrela, sair da terra 20 anos mais velho que seu filho e voltar 20 anos mais novo que seu filho.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar