Foto de Sandrizio R.
Sandrizio há 8 anos
Enviada pelo
Site

Vetor, leis de newton

Uma curva circular plana em uma autoestrada é planejada para suportar um tráfego em velocidade de 60km/h. a) Identifique a força que desempenha o papel de força centripeta. b)Se o raio da curva for de 50m, qual o valor do coeficiente de atrito estático entre o asfalto e os pneus?
Física
2 respostas
Professor Álvaro W.
Respondeu há 8 anos
Contatar Álvaro
Boa noite, Sandrizio, tudo bom? Primeiramente parabéns pelo esforço de estar estudando a essa hora, então, estamos aqui pra te ajudar. a) se a pista é plana, a única coisa que impede o carro de deslizar para sempre é o atrito, então é ele quem desempenha o papel de força centrípeta b) Se a força centrípeta é a força resultante, teremos que Fcp = Fat mv²/R = (mi)mg Cortando a massa dos dois lados e passando a gravidade pro outro lado, isolamos mi: mi = v²/Rg Prestando atenção pra deixar todas as unidades em SI, teremos: mi = 16,7²/10x50 = 0,55 aproximadamente Espero ter ajudado e bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Roberto A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 anos
Contatar Roberto
Bom dia, Sandrizio! Vamos-lá! a-) A força centrípeta existe sempre que há curvas. Para lembrar se ela aponta para o centro, ou do centro para fora, eu gosto de lembrar da outra força, a força centriFUGA Se a força centriFUGA é a que aponta do centro para fora, então centrípeta é o oposto. Força Centrípeta é aquela que perpendicular ao percurso, aponta para o centro da curva. b-)Como a pista foi desenhada para suportar 60km/h, é nessa velocidade então que teremos o maior atrito e o carro não vai ser jogado para a lateral. Como o atrito causado por estar apenas andando em linha reta é muito menor do que o causado pela curva à 60km/h, trabalharemos só com o segundo. Para que o objeto não se desloque para fora da curva, precisamos que a força causada pela velocidade que ele faz a curva, não seja maior que o atrito. Como queremos saber esse limite entre escorregar, ou não, igualaremos as duas forças. Formula 1-) Fc = (mv^2)/r - que nos diz a força centripeta, ou centrifuga(dependendo do sinal na formula. Formula 2-) Fat = mi * N - A força normal, neste caso, por ser plano, pode ser escrito como m*g(massa * gravidade) Juntando: Fc = Fat => (mv^2)/r = mi * m * g OBS 1: Velocidade da gravidade costuma se usar em m/s^2. Logo, nossa velocidade da força centripeta também deve estar na mesma unidade. Além do que, o raio também esta em metros 60km/h =~16,7 m/s Obs 2: a massa é a mesma nas duas equações e também diferente de 0, então podemos "cortar" dos dois lados => v^2/r = mi*g =>(16,7^2)/50 = mi*9,8 => 5,58 = mi*9,8 => mi = 5,57

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar