Foto de Alberto J.
Alberto há 7 anos
Enviada pelo
Site

Como surgiu o fascismo?

Dado o momento atual do Brasil e de eleições, queria entender melhor como surgiu o Fascismo.
História Geral Atualidades Política Política brasileira História Política
4 respostas
Professor Bruno L.
Respondeu há 7 anos
Contatar Bruno


A crise econômica do capitalismo marcado com a quebra da Bolsa de Nova Iorque (1929), provocou efeitos desastrosos em diversos países europeus. Vários países sofreram com o aumento do desemprego, inflação, redução do poder aquisitivo e a desorganização da produção econômica.;
Nessa situação de crise, os conflitos entre as diversas classes sociais tornaram-se ainda mais profundos e explosivos. Os operários e os camponeses, setores mais explorados da população, passaram a reclamar de forma mais firme soluções para os diversos problemas sociais que melhorassem a vida da população.
Os regimes democráticos se mostraram incapazes de solucionar os diversos problemas socioeconômicos da época. O impacto da crise, provocou, então, em diversos países, um enfraquecimento das ideias liberais democráticas, mas do outro lado se ampliavam e fortaleciam, dentro dos Estados capitalistas, as atribuições do Poder Executivo. Dessa maneira, percebe-se um processo de centralização de poder.
Além da crise do capitalismo, existia outro fator importante que promoveu a recuada do liberalismo, abrindo espaço para o avanço dos regimes totalitários, que foi o medo das classes dominantes da expansão dos movimentos socialistas, revigorados pelo exemplo da Revolução Russa.
Os partidos de orientação marxista, tentaram organizar o proletariado contra a exploração capitalista, o que representou uma terrível ameaça aos interesses dos poderosos (banqueiros e industriais). Para salvar seus interesses da ameaça socialista, uma signficativa parcela da classe dominante apoiou a ascensão das doutrinas totalitárias, que prometiam em sua base o restabelecimento da ordem, a disciplina social e o desenvolvimento econômico. . Um exemplo marcante desse processo foi o desenvolvimento do fascismo na Itália na década de 1920, onde um movimento antidemocrático tomou o poder e acrescentou á politica um novo termo: fascismo, apoiado e promovido por italianos que buscavam apoio aterrorizando os oponentes.. O nazismo alemão é outro exemplo do nascimento de um regime totalitário perverso instaurado no país  após a Primeira Guerra Mundial, em 1918.
O atual momento político e econômico que o Brasil passa, vale refletir por meio da História a estrutura desse sistema (fascista e totalitário) e as consequências desastrosas para a democracia.. Eleger um candidato que tem um discurso "fascista" mascarado de discurso democrático é uma das formas de enfraquecer as instituições democráticas e instituir um regime político onde o Estado é mais importante que o indivíduo, o cidadão. e onde impera a perseguição, a intolerância e a violência física e psicológica, além de toda oposição ser eliminada por um eficiente trabalho de propaganda ideológica.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Peter M.
Respondeu há 7 anos
Contatar Peter
Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu e desenvolveu-se, em alguns países da Europa, o fascismo. Era um sistema político, econômico e social que ganhou força após a Primeira Guerra Mundial, principalmente nos países em crise econômica (Itália e Alemanha). Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito Mussolini. Na Alemanha, Adolf Hitler foi o símbolo do fascismo, que neste país ganhou o nome de nazismo. Este sistema terminou com a derrota do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) na Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Bruno P.
Respondeu há 7 anos
Contatar Bruno
O fascismo surgiu na Itália e a sua denominação resulta de fascio, que quer dizer união/feixe. Quando foi criado em 1919, a Itália enfrentava muitas dificuldades, como por exemplo: a inflação, crise na produção industrial, crise das finanças públicas e havia um grande número de desempregados. Inseridos nas esferas de poder político central (já que rei Vitor Emanuel III chamou Mussolini para entrar no governo), os fascistas teriam a oportunidade de impor seu projeto político autoritário e centralizador. Já nas eleições de 1924, os representantes políticos fascistas ganharam a maioria no parlamento. Os socialistas, inconformados com as fraudes do processo eleitoral, denunciaram a estratégia antidemocrática fascista. Em resposta, o socialista Giacomo Matteotti foi brutalmente assassinado por partidários fascistas. Ou seja, já existe uma perseguição àqueles que criticam o governo (algo que já podemos ver aqui). O poder é concentrado nas mãos de Mussolini que aproveita a situação para restringir a imprensa, coloca partidos políticos na ilegalidade e legaliza a pena de morte.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Jeanne C.
Respondeu há 7 anos
Contatar Jeanne
Algumas ideias que fazem parte da ideologia fascista já estavam circulando na Europa e Américas muito antes dos regimes fascistas e nazistas serem instituídos, como nos EUA e Inglaterra. Duas ideias interessantes para pesquisar e entender melhor o fascismo são a eugenia e o darwinismo social.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar