Cite os fatos que geraram o isolamento político de D. Pedro e sua impopularidade.
D. Pedro I, ficou impopular por privilegiar os portugueses, pela constituição outorgada de 1824, a derrota na guerra da cisplatina.
O modo autoritário de governar.
A constituição ortorgada considerou o carater centralizador do modelo governamental de don pedro, promovendo desordem social, devido aos favorecimentos que mensuravam a a direção do governo sob a influencia de um "gabinete secreto". Leia sobre a revolução Liberal de Luiz Felipe na França.
Meus colegas responderam essa questão com louvor, por isso vou apenas acrescentar algumas informações interessantes sobre a popularidade de Pedro I.
Desde de muito jovem, Pedro I não se comportava conforme a imagem de um principe tradicional. Ele gostava de passear pelo Rio de Janeiro e se envolvia em todo tipo de atividades, de idas a tavernas a dar uma mão aos trabalhadores no cais, literalmente falando. Maria Graham escreveu que conheceu o imperador quando ele estava trabalhando no jardim da casa na Quinta da Boa Vista; ela pensou que ele fosse o jardineiro. Quando almoçaram juntos, ela ficou chocada com os modos simples (ou falta de modos) de Pedro I, à mesa. Para alguém na posição dele, seus hábitos e costumes eram extremamente comuns.
Eu imagino que tudo isso contribuiu para a impopularidade de Pedro I na Corte, já que os nobres brasileiros tinham como líder, não um representante perfeito de uma dinastia européia (que eles tentavam imitar a todo custo), mas alguém que podia ser confundido com um trabalhador comum. Mas houve ainda outro fator que contribuiu para a impopularidade de Pedro I: o caso com a Marquesa de Santos.
Primeiro, é preciso lembrar que Domitila não era Marquesa antes de ser nomeada como tal por Pedro I. Além do caso, já escandaloso, Pedro I favoreceu parentes de Domitila, causando revolta e ciúme na corte. A morte da Imperatriz Leopoldina causou grande comoção popular, já que a imperatriz era conhecida por suas obras de caridade. Domitila chegou a ser hostilizada pelo povo da corte, vista como a causadora da morte de Leopoldina. Todo esse drama adicionou motivos para a impopularidade de Pedro I.
Em geral temos a ideia de que imperadores e reis detem o poder de fazer o que querem, mas a realidade é que, num sistema monárquico, o governante não é nada sem o apoio dos nobres que conferem prestígio e poder.