Oii Renata, eu só não sei fazer a letra A, mas vou te mandar a explicação das outras alternativas. É muito importante que você lembre da Fila de Eletronegativdiade: Flúor, Oxigênio, Nitrogênio, Cloro, Bromo, Iodo, Enxofre, Carbono, Fósforo, Hidrogênio e Metais. Uma dica pra lembrar é a frase Fui Ontem No Clube Briguei I Sai Correndo Pro Hospital.
A Fila de Eletronegatividade nos mostra quais são os elementos que tem mais facilidade em roubar elétrons de outros elementos.
LETRA B
a. O OXIGÊNIO e o ENXOFRE são da mesma família, a família 6A. Isso siginifca que eles possuem 6 elétrons na camada de valência e precisam de 2 ligações para se estabilizarem. Como ambos são ametais, eles vão buscar essa estabilidade por meio de uma ligação covalente na qual vão compartilhar esses 2 elétrons que eles precisam até se estabilizarem. Assim, os O vão se ligar ao S formando uma molécula em GEOMETRIA ANGULAR.
b. F O N Cl Br I S C P H - na fila de eletronegatividade o F tem o maior poder de retirar elétrons e o H tem o menor poder de retirar elétrons.
Com a molécula de SO2 montada de acordo com a Geometria Angular necessária, você vai olhar qual elemento tem mais eletronegativade. Se você olhar pela Fila de Eletronegatividade vai perceber que o O é mais eletronegativo que o S, então o vetor de dipolo vai ficar apontado para as moléculas de O. É só fazer uma setinha saindo do S em direção a cada O.
c. Pelos vetores que você desenhar no item anterior você vai conseguir descobrir a polaridade da molécula. Como nesse caso a soma dos vetores da DIFERENTE DE ZERO, isso significa que a molécula é POLAR.
d. Sendo uma molécula polar, as forças intermoleculares vão ser do tipo dipolo-dipolo ou dipolo-permanente.
LETRA C
a. Você vai centralizar a molécula de carbono e distribuir as moléculas de cloro ao redor. Essa molécula também vai se ligar por ligação covalente, isso acontece porque o Carbono é diferente das outras moléculas da tabela e se estabiliza por 4 elétrons. Já o Cloro precisa de 2 ligações para completar o octeto e ficar estável. Assim você vai chegar a uma estrutura chamada de Geometria Tetraédrica.
b. Olhando novamente a Fila de Eletronegatividade você vai ver que o Cloro é mais eletronegativo que o Carbono, então os vetores de dipolo vão estar apontando para os Cloros. Da mesma forma que anteriormente, você vai puxar setinhas saindo do Carbono em direção as Cloros, individualmente.
c. Os vetores dessa molécula vão se anular completamente. Com isso o momento dipolar da molécula fica zero e isso significa que a molécula é APOLAR.
d. Entre moléculas apolares a força intermolecular é do tipo dipolo-induzido.
LETRA D
a. O Nitrogênio precisa de 3 elétrons para se estabilizar, já os Hidrogênios e o Cloro só precisam de uma ligação. Então vai acontecer novamente um compartilhamento por ligação covalente, formando uma Geometria Piramidal.
b. Olhando a Fila de Eletronegatividade você vai perceber que o N é mais eletronegativo que os outros elementos da molécula, dessa forma você vai desenhar as setinhas chegando no nitrogênio.
c. Ao tentar somar os vetores a gente percebe que eles não se anulam, dessa forma o momento dipolar é DIFERENTE DE ZERO, então a molécula é dita POLAR.
d. A força intermolecular é do tipo dipolo-dipolo ou dipolo-permanente.
Espero que você consiga entender. Eu tentei anexar uns desenhos que fiz para te ajudar mas não consegui :( Qualquer coisa fala comigo que eu tiro as dúvidas que ainda restarem.