Na frase:
"O sistema estará inoperante a partir das 16:30 da (NA) sexta feira."
O correto é "DA" ou "NA"?
E por quê?
Hellen Renata,
Não há que se falar em “correto” ou “incorreto”, em “certo” ou “errado” - pois gramaticalmente não apresentam erro - mas qual das preposições (“de” ou “em”) é mais adequada e define, com maior precisão ou exatidão, o caso.
Em um contexto formal, como um comunicado oficial ou aviso em um local de trabalho, o “da” (contração da preposição “de” com o artigo “a”) parece se mostrar mais adequado, por conferir ao enunciado, pelo que se depreende, maior precisão, reforçando que se está falando ou afirmando se tratar de uma sexta-feira específica, a próxima sexta-feira, e de um momento exato (16h30). Parece, portanto, ser mais clara e direta, indicando exatamente a partir de que hora e dia o sistema estará inoperante.
O “da” parece introduzir um adjunto adnominal de posse, relacionado à hora (16h30 da sexta-feira, e não de outro dia da semana), enquanto o ‘na” (contração da preposição “em” com o artigo “a”) parece introduzir um adjunto adverbial de tempo, que responde à pergunta “quando?” (Quando, em que data, o sistema estará inoperante? - na sexta-feira, às 16h30).
Ambas as frases, conforme dissemos, estão corretas e são gramaticalmente aceitáveis. A escolha entre "da" e "na" pode depender do nível de formalidade desejado e do contexto em que a frase será utilizada.
Se o contexto for mais formal ou técnico, conforme afirmamos acima, como um comunicado oficial ou um e-mail corporativo, "da" pode ser a melhor escolha, pois transmite um tom mais impessoal e profissional. Se o contexto for mais informal, "na" pode ser adequada e até preferível, pois é mais usual em conversas do dia a dia, soando mais natural.
Portanto, a escolha entre as duas opções depende do contexto e do tom que se deseja transmitir, bem como de nuances de estilo e clareza. Se estiver em dúvida, "da" sexta-feira tende a ser uma escolha segura para contextos formais.
Em resumo:
"Da sexta-feira": indica um ponto de partida no tempo, ou seja, a partir de qual momento específico o sistema estará inoperante. A preposição ‘de’ é mais comum e utilizada em contextos formais e escritos.
"Na sexta-feira": indica o dia da semana em que o sistema estará inoperante. A preposição ‘em’ é mais comum em contextos informais e falados.
O importante, todavia, é que a frase seja clara e compreensível para o público-alvo.