Foto de Yago R.
Yago Jorge há 6 anos
Enviada pelo
Site

O deus-verme de augusto dos anjos

(O Deus-Verme de Augusto dos Anjos) A partir do texto, explique as principais características do poeta Augusto dos Anjos, a saber: rigor formal, que o aproxima dos parnasianos, vocabulário cientificista e determinismo biológico, que o aproximam do naturalismo, visão pessimista sobre a vida, que o aproxima da segunda geração romântica. Relacione o titulo às concepções de vida e morte do autor.
Português
1 resposta
Professora Thatiane A.
Respondeu há 6 anos
Contatar Thatiane

A própria questão já oferece as características basais do período. Então, sugiro responder pelas etapas propostas na mesma.

1) Rigor formal, que o aproxima dos parnasianos: O poema trata-se de um soneto, a saber, 2 quartetos e 2 tercetos; Estrutura em rimas interpoladas, ou seja, as sílabas finais do primeiro verso e do último verso é que rimam; além de vocábulário culto, em linguagem formal.

2) Vocabulário cientificista: Os termos utilizados pelo poeta são de origem científica: vermes, bactéria, matéria, vísceras, etc. Palavras escolhidas que oferecem sugestão de impacto sobre o fim da vida de forma pouco bela.

3) Determinismo biológico, que o aproximam do naturalismo: A ideia do poema gira em torno da morte, do fim que é fadado a todos, demonstrando uma determinação da natureza humana.

4) Visão pessimista sobre a vida, que o aproxima da segunda geração romântica: O fim da vida retratado pelo poeta é visto como algo inevitável, parecendo ser infeliz viver, já que mesmo podendo ser feliz em algum momento, haverá um dia em que a morte vencerá sobre todos e de maneira sinistra, até mesmo, cruel: "podridão", "vísceras magras", "carne podre", etc.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar