Gostaria que houvesse uma explicação mais aprofundada e definitiva para explicar a diferença entre as orações subordinadas adjetivas restritivas ou explicativas com exceção da vírgula, para as orações seguintes e de forma genérica, se possível, para nunca mais errar. Segue:
"Os livros que os jovens lêem modam seu modo de pensar." Para esse caso, a segunda oração subordinada restritiva, indica que há referência a, ao menos, dois tipos de elementos ( QUAIS ?) e que somente o representado pela oração pratica ou sofre a ação ou possui qualidade ? Explique isso não entendi.
Outra oração: "Os livros que sempre trazem algo de sabedoria, deveriam ser mais manuseados pelos jovens." Nesse caso, após a vírgula, trata-se de oração sub. adj. explicativa por que ? Seria porque os elementos ( não sei quais ) representados pelo substantivo "livros" praticam ou sofrem a ação ou possuem qualidade. QUAIS ?
Atenciosamente: Eduardo Perrella. Pode também responder no meu: perrellaeduardo8@gmail.com
Eduardo,
As orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas são diferentes semanticamente. Isso ocorre porque há uma mudança no sentido, a oração irá explicar uma característica do referente anterior ou irá restringir o elemento anterior. Quando tratamos de adjetivas restritivas, sem a presença da vírgula, estamos restringindo o elemento anterior:
Os políticos que são corruptos devem ser punidos.
Neste caso, a restrição acontece em relação aos políticos. A utilização de uma adjetiva restritiva faz com que se trate SOMENTE dos políticos que são corruptos. Caso se utilize a vírgula, numa oração adjetiva explicativa, o sentido será alterado:
Os políticos, que são corruptos, devem ser punidos.
Essa mudança além de sintática é semântica, uma vez significa que os políticos citados anteriormente são corruptos, sem apresentar exceção, ao contrário do que ocorre na oração restritiva.
Podemos verificar que a utilização da adjetiva restritiva ou da explicativa é feita de acordo com o sentido que desejo expressar em relação ao termo anterior:
O Brasil, que é um país tropical, tem verões quentes e chuvosos.
Utilizamos a oração "que é um país tropical" para especificar uma característica do termo anterior. Não é possível, neste caso, utilizarmos a restritiva, pois o Brasil é somente um país, não existindo outros.
Quanto às orações informadas, vamos analisar:
Os livros que os jovens lêem moldam seu modo de pensar. Há na semântica da oração uma ideia de que todos os livros que os jovens lêem moldam seus pensamentos.
Os livros, que sempre trazem algo de sabedoria, deveriam ser mais manuseados pelos jovens. Neste caso, semanticamente, há uma ideia de que os jovens devem manusear livros pois todos eles trazem algo de sabedoria.
Eduardo, veja:
1. Só os livros que os jovens leem modam seu pensamento
2. Os livros, que sempre trazem sabedoria, deveriam ser manuseados pelos jovens. - todos os livros devem ser lidos; os livros trazem sabedoria
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.