Foto de Edgar F.
Edgar há 1 ano
Enviada pelo
Site

Suj. oracional ou oração subordinada adjetiva?

Tenho muitas dúvidas sobre a classificação sintática da oração quando há a utilização do termo "quem", por exemplo:

"Quem sabe também pode transmitir seu conhecimento" -> No período, observa-se que "quem" é o sujeito, mas atua como uma espécie de "aquele", fazendo com que a oração se tornasse subordinada adjetiva ("Aquele que sabe também pode transmitir seu conhecimento"). Ao mesmo tempo, observa-se que o termo pode ser um sujeito oracional e servir como sujeito da oração seguinte, tornando-o uma oração subordinada sub. subjetiva ("Quem sabe (...) também pode transmitir seu conhecimento"). Qual seria a classificação correta? Obrigado!

Português Geral
3 respostas
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Miguel Augusto

Edgar, veja:

Quem sabe também pode transmitir seu conhecimento. - quem: sujeito da oração, que, por sua vez, é sujeito oracional de "também pode transmitir..." 

"O pronome relativo “quem” só não será precedido de preposição em uma única situação: quando ele exercer função de sujeito da oração, pois nessa situação ele terá o mesmo valor dos seguintes pronomes: o que, a que, os que, as que, aquele que, aquela que, aqueles que, aquelas que." (brasilescola)

Leia mais sobre sujeito oracional: https://www.clubedoportugues.com.br/o-que-e-sujeito-oracional/

Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Gustavo M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Gustavo

Nesse caso, a expressão "quem sabe" realmente pode ser vista como um sujeito oracional, pois é uma oração subordinada subjetiva que está ligada à locução verbal principal "poderia ser".

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Leonardo V.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Leonardo

Na frase "Quem sabe também pode transmitir seu conhecimento", a palavra "quem" pode ser analisada de diferentes maneiras, dependendo do contexto. Vamos analisar as possíveis interpretações:

  1. Subordinada Adjetiva (Restritiva):

    • "Quem sabe" age como um adjetivo restritivo que qualifica o substantivo implícito (pessoa). Nesse caso, não estamos apenas falando de qualquer pessoa, mas daquelas que sabem.
  2. Subordinada Subjetiva:

    • "Quem sabe" funciona como o sujeito da oração subordinada. Nesse contexto, é uma oração subordinada subjetiva, pois desempenha o papel de sujeito, como na reescrita: "Aquele que sabe também pode transmitir seu conhecimento."

Ambas as interpretações são válidas. Se você destaca a ideia de que estamos nos referindo a um grupo específico de pessoas (aquelas que sabem), a análise como subordinada adjetiva é mais apropriada. Se você destaca a função de sujeito que "quem" desempenha, a análise como subordinada subjetiva é mais pertinente.

Em resumo, a classificação pode variar de acordo com a ênfase que você quer dar à frase. Ambas as interpretações estão gramaticalmente corretas.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar