Foto de Luiz S.
Luiz Alberto há 9 anos
Enviada pelo
Site

Fuvest 2017 , Só não conseguir introduzir o modelo de reação !!!!! Poderia me explicar passo a passos ????

Uma das formas de se medir temperaturas em fase gasosa é por meio de reações com constantes de equilíbrio muito bem conhecidas, chamadas de reações termômetro. Uma dessas reações, que ocorre entre o ânion tiofenolato e o 2,2,2 trifluoroetanol, está representada pela equação química. Para essa reação, foram determinados os valores da constante de equilíbrio em duas temperaturas distintas. TEMPERATURA K 300k Constante de equilibro 5,6.10-3 Temperatura K 500 Constante de equilíbrio 7,4.10-3 a) Essa reação é exotérmica ou endotérmica? Explique, utilizando os dados de constante de equilíbrio apresentados. b) Explique por que, no produto dessa reação, há uma forte interação entre o átomo de hidrogênio do álcool e o átomo de enxofre do ânion.
Química Ensino Médio Pré-vestibular Modelos atômicos Reações Químicas
2 respostas
Professor Profes P.
Respondeu há 9 anos
Contatar Profes
a) Pelo princípio de Le Chatelier, o aumento da temperatura de um sistema provoca o deslocamento do equilíbrio no sentido da reação endotérmica. Como o valor da constante de equilíbrio a 500 K é menor do que a 300 K isso indica que, na temperatura mais alta, o equilíbrio encontra-se deslocado no sentido dos reagentes. Logo, a reação direta é exotérmica. b) O átomo de hidrogênio do álcool apresenta baixa densidade eletrônica (carga parcial positiva) devido à polarização provocada pela elevada eletronegatividade dos átomos presentes na estrutura da molécula, o que favorece a interação com o átomo de enxofre do ânion.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Andre C.
Respondeu há 9 anos
Contatar Andre

Olá Luiz, bom dia! Tudo ok?

Seguem minhas ponderações.

a) De acordo com os dados apresentados, a constante de equilíbrio é maior quanto maior a temperatura, ou seja, haverá uma maior concentração de produtos, em relação a reagentes, quanto maior for a temperatura. Noutras palavras, a formação do produto é favorecida com o aquecimento, logo, essa reação é endotérmica.

b) O átomo de enxofre (S) é mais eletronegativo do que o átomo de hidrogênio (H), ou seja, o átomo de enxofre tende a atrair elétrons numa ligação química de modo muito mais eficiente do que o átomo de hidrogênio na mesma ligação química. Assim, sobre o átomo de enxofre, quando é o átomo mais eletronegativo da ligação química, concentra-se a nuvem eletrônica, o que caracteriza uma densidade eletrônica negativa (δ-). Por sua vez, essa nuvem eletrônica se afasta do átomo de hidrogênio, quando ligado a um elemento mais eletronegativo do que ele, caracterizando uma densidade eletrônica positiva (δ+). Desse modo, a forte interação verificada entre o átomo de hidrogênio do álcool e o átomo de enxofre do ânion decorre da formação de um dipolo elétrico (denominada de interação dipolo-dipolo) em função da interação de densidades eletrônicas negativa (δ-), concentrada no átomo de S, e positiva (δ+), concentrada no átomo de H.

Espero ter contribuído com os seus estudos!

Abraços,

André

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar