Foto de Victor B.
Victor Huggo há 8 anos
Enviada pelo
Site

Interesse econômico do deslocamento de equilíbrio

No deslocamento de equilíbrio químico por pressão e concentração, a constante de equilíbrio não é alterada. Logo, como deslocar um equilíbrio faz com que o rendimento de uma reação seja aumentado (para aumentar o lucro da produção de amônia, por exemplo)? Tendo em mente o equilíbrio N2 + 3 H2 = 2 NH3, caso fizéssemos com que a velocidade da reação direta ficasse maior aumentando a concentração de um dos reagentes, com o tempo as velocidades das reações se igualariam, o equilíbrio seria reestabelecido, e com o mesmo Kc. Então como é possível aumentar o rendimento da síntese de amônia nesse caso? Além disso, nessa questão do ENEM (http://educacao.globo.com/provas/enem-2011/questoes/75.html), como o deslocamento da reação no sentido da desmineralização tem o impacto negativo (de causar cáries) se o equilíbrio se reestabelece com o tempo? Seria o tempo que as velocidades da reação direta e indireta demoram para se igualar, fazendo com que o dente fique desmineralizado por muito tempo beneficiando cáries?
Química
2 respostas
Professora Giovanna L.
Respondeu há 8 anos
Contatar Giovanna
Oi, Victor! Se bem entendi, você quer saber como o rendimento de uma reação permanece constante apesar de podermos aumentar o rendimento da reação, correto? Utilizemos a equação química a seguir como exemplo: N2 + 3 H2 <=> 2 NH3 Para essa reação, temos K = [NH3]²/[H2]³[N2] Igual você disse, aumentando a concentração dos reagentes à esquerda, aumentamos a velocidade direta da reação. Nas indústrias, o que é feito para que a reação não retorne ao equilíbrio inicial é simplesmente continuar admitindo mais dos reagentes à esquerda na câmera de reação! Outra opção é a utilização de um catalisador, que realmente acontece na síntese da amônia. Quanto à questão do Enem que você trouxe, no enunciado é dito que a pessoa consome refrigerante diariamente. Isso é, ela estará sempre deslocando o equilíbrio para a direita e desmineralizando seus dentes. Como, nesse caso, temos a reação de hidroxila com H+, ocorre a formação da água que, por ter uma constante de equilibrio muito baixa (10^-14), transformará todos os íons citados em água, reduzindo a quantidade de OH- no equilíbrio permanentemente! Portanto, mesmo com a reação voltando para o equilíbrio, os níveis de hidroxiapatita não serão restaurados aos iniciais, uma vez que existe um novo valor de concentração para a hidroxila. Bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Rogério R.
Respondeu há 8 anos
Contatar Rogério
Não, o procedimento fará com que o equilíbrio não seja atingido, ou seja no caso da produção de amônia o equilíbrio ficará sempre deslocado para a direita e o da desmineralização também o equilíbrio ficará deslocado no sentido de desmineralização. Para diminuir o processo de desmineralização deveremos fazer algum procedimento para que ele se desloque para a esquerda.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar