Foto de Geraldo M.
Geraldo há 5 anos
Enviada pelo
Site

Ligação quimica ponto de ebulição

Boa Tarde Profes , não conprendi totalmente as afirmações:

Considere os compostos dos halogenetos de hidrogênio a seguir e suas respectivas temperaturas de ebulição:
Compostos | T ebulição / ºC
HF + 20
HCl - 85
HBr - 67
HI - 35

Sobre as tendências dos pontos de ebulição dos compostos halogenados, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A ligação entre átomos de H e F da molécula HF caracteriza uma ligação de hidrogênio, fazendo a ligação mais forte e deixando, assim, sua temperatura de ebulição muito mais elevada que a dos outros compostos halogenados.
( ) Os momentos de dipolo e a energia de interação dipolo-dipolo aumentam com a polaridade da ligação H – X e, portanto, com a diferença de eletronegatividade entre átomos de hidrogênio e halogênio.
( ) O aumento do tamanho do átomo de cima para baixo na tabela periódica favorece o aumento das interações intermoleculares entre os compostos que têm o mesmo tipo de interação, aumentando, assim, a temperatura de ebulição dos compostos mais volumosos.
( ) As forças de dispersão de London tendem a aumentar com a polaridade da molécula, motivo pelo qual a molécula HF tem maior interação do tipo dipolo–induzido, dipolo–induzido que as demais moléculas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A) F V V F GABARITO 
B) V F V F
C) V V F F
D) F V F V

Química Pré-vestibular Geral Reforço escolar
1 resposta
Professor Lucas Q.
Respondeu há 5 anos
Contatar Lucas

( F ) A ligação entre átomos de H e F da molécula HF caracteriza uma ligação de hidrogênio, fazendo a ligação mais forte e deixando, assim, sua temperatura de ebulição muito mais elevada que a dos outros compostos halogenados.

O erro aqui reside na afirmação sobre haver Ligação de Hidrogênio entre os ÁTOMOS de Hidrogênio e Flúor. A ligação entre os átomos é Covalente Polar. A Ligação de Hidrogênio é um tipo de interação Intermolecular, ou seja, entre mais de uma molécula de HF.

( V ) Os momentos de dipolo e a energia de interação dipolo-dipolo aumentam com a polaridade da ligação H – X e, portanto, com a diferença de eletronegatividade entre átomos de hidrogênio e halogênio.

A afirmação é correta, basta ver na tabela de eletronegatividade. Vale ressaltar que ele se refere as Interações do tipo Dipolo-Dipolo, que compreende justamente os ácidos HCl, HBr e HI.

( V ) O aumento do tamanho do átomo de cima para baixo na tabela periódica favorece o aumento das interações intermoleculares entre os compostos que têm o mesmo tipo de interação, aumentando, assim, a temperatura de ebulição dos compostos mais volumosos.

Correto, aqui é importante perceber que ele se refere as moléculas com o MESMO tipo de Interação Intermolecular, ou seja, exclua o HF da comparação, já que ele realiza Ligação de Hidrogênio com suas moléculas.

( F ) As forças de dispersão de London tendem a aumentar com a polaridade da molécula, motivo pelo qual a molécula HF tem maior interação do tipo dipolo–induzido, dipolo–induzido que as demais moléculas.

Errado, conforme podemos perceber analisando a molécula de HF, o F apresenta maior eletronegatividade que o H, motivo pelo qual a molécula é predominantemente Polar. Apenas por desencargo de consciência, as moléculas de HF realizam Interações Intermoleculares do tipo Ligação de Hidrogênio, e não Dispersão de London(Dipolo Induzido-Dipolo Induzido).

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar