Foto de Susana S.
Susana há 4 anos
Enviada pelo
Site

Qual o número e massa do elemento m?

O Urânio é o elemento químico de maior número atômico encontrado naturalmente. Elementos químicos artificiais que possuem número atômico maior que 92 são denominados transurânicos. Um exemplo desses elementos é o Plutônio-238 (Z = 94) usado com material radioativo em bombas nucleares e que se desintegra emitindo particulas alfa.

Após a emissão de 4 particulas alfa, o Plutônio se transmuta em outro elemento químico M.

A) Qual o número atômico e de massa do elemento químico M? quais cálculos para chegar na resposta?

B) Qual o símbolo do elemento químico M? 

Química Ensino Médio Ensino Fundamental
1 resposta
Professor Ricardo S.
Respondeu há 4 anos
Contatar Ricardo

Oi Susana,

 Quando um elemento radioativo transmuta para outro, é preciso entender que somente se o número de prótons se alterar é que ele se tornará um outro elemento químico. Quando ele muda somente o número de nêutrons (ou de massa portanto e que é a soma dos seus prótons e nêutrons), ele permanece sendo o mesmo elemento, apesar de se tornar diferente, mais ou menos radioativo. Só as reações nucleares, ou seja, as que ocorrem no núcleo do átomo tem o poder de alterar um elemento químico a outro.

 Há o decaimento alfa(perde partículas), o beta(perde patículas) e o gama(perde somente energia na forma de fótons). No alfa, o núcleo perde 2 prótons e 2 nêutrons, por isso o número de massa (A) de uma partícula alfa é 4 e seu número atômico (Z) é 2. Como no exercício há 4 perdas de partículas alfa, basta fazer a conta sobre o núcleo de Plutônio que tem 94 prótons e 238 de número de massa.

  Por exemplo. Para o Amerício, Z(num atômico ou de protons)=95 e A(num massa)=243, se ele perder uma partícula alfa, 95 - 2 =93 e 243 - 4 = 239. Assim o elemento X terá z=93 e A=239. Algumas tabelas têm o número Z colocado em cima e à direita do símbolo do elemento e o A, embaixo e à direta, já outras tem as posições invertidas... siga o exemplo do seu livro ou exercício.

 Se ele perdesse mais uma partícula alfa, subtrairia então 2 de 93 e 4 de 239 e assim sucessivamente a cada perda sucessiva de partículas alfa. Basta então subtrair do Plutônio Z=94 e A= 238, 4 vezes a patícula alfa(z=2 e A=4) e encontrará o elemento M.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar