Professora Angélica I.
Respondeu há 5 anos
Contatar Angélica

Para responder à pergunta é preciso levar em conta primeiramente o pensamento de Rousseau, que em sua proposta de Democracia Direta, ele imaginava um contrato que permitia a compensação da perda de liberdade individual, porém essa perda só pode ser aceita se estiver à serviço da sociedade. Por meio do pacto social, os homens abdicariam de suas liberdades individuais e de sua igualdade individual e recebem em troca de liberdade e igualdade civis. Por isso é preciso de um Estado governado por um poder efetivamente comprometido com o bem comum e que garanta o exercício da igualdade e da liberdade cívil.

John Locke por sua vez, defende a Democracia Representativa, ou seja, na forma do Legislativo. Ou como atualmente chamamos de Câmara dos Deputados. Onde esses representantes deveriam ser escolhidos pelo povo por um período determinado de tempo e depois todos esses representantes voltariam ao estado ordinário.

A grande diferença de pensamento quanto à Democracia no que toca ao demais cidadãos para os filosofos, é de que Rousseau acreditava que o poder deveria ser exercido diretamente pelos cidadãos enquanto que Locke acreditava que o mesmo deveria ser assumido e exercido por representantes dos cidadãos.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar