Dicas para fazer a caneta funcionar
Por: Marcel S.
27 de Outubro de 2015

Dicas para fazer a caneta funcionar

Física EM Calor Gravidade

Boa noite galera, suave?

Chegou a tão esperada prova. Hora de prepararmos nossos materiais: borracha, lápis e caneta. E lógico, sempre acontece da caneta parar de funcionar justamente na hora de passar a resposta para o gabarito. Poxa vida, será que a física pode nos ajudar a evitar este problema? A resposta é: Sim. Então, papel e caneta na mão para anotar mais esta dica.

Na ponta da caneta há uma esfera. Quando pressionamos a caneta no papel, a gravidade está forçando a tinta para a parte inferior da caneta e a esfera gira quando movimentamos a caneta. Esse mecanismo permite que a tinta flua sobre a esfera e role para o papel em que você está escrevendo e, ao mesmo tempo, impede o contato da tinta com o ar, evitando que a tinta seque.

Quando a caneta falha e ainda vemos que a carga de tinta não se esgotou, costumamos esfregar a caneta, ou aquecê-la com o isqueiro. Isso faz com que a temperatura da tinta aumente, diminuindo a viscosidade da tinta e facilitando a fluidez. Além disso, o calor expande os materiais, facilitando a movimentação da esfera. Outra estratégia é aumentar a pressão exercida na caneta, quebrando os cristais de tinta ao redor da caneta e fazendo com que ela volte a escrever.

Apesar da dica, recomendamos sempre levar uma caneta reserva para prova. Já pensou se o fiscal de prova acha que você está tentando colocar fogo na prova com o isqueiro? Valeu galera, boa prova!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil